A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889 |
Resumo: | Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação. |
id |
UNESP-8_7c9d4c35d53aac8559a95fc6a567b795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000300889 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distânciaGestão em saúdeEvasão escolarEducação a distânciaEste estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0129info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Luciana SoaresGontijo,Tarcísio LaerteCavalcante,Ricardo BezerraOliveira,Patrícia Peres deDuarte,Sebastião Júnior Henriquepor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300889Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
title |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
spellingShingle |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância Rodrigues,Luciana Soares Gestão em saúde Evasão escolar Educação a distância |
title_short |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
title_full |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
title_fullStr |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
title_sort |
A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância |
author |
Rodrigues,Luciana Soares |
author_facet |
Rodrigues,Luciana Soares Gontijo,Tarcísio Laerte Cavalcante,Ricardo Bezerra Oliveira,Patrícia Peres de Duarte,Sebastião Júnior Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo,Tarcísio Laerte Cavalcante,Ricardo Bezerra Oliveira,Patrícia Peres de Duarte,Sebastião Júnior Henrique |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Luciana Soares Gontijo,Tarcísio Laerte Cavalcante,Ricardo Bezerra Oliveira,Patrícia Peres de Duarte,Sebastião Júnior Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão em saúde Evasão escolar Educação a distância |
topic |
Gestão em saúde Evasão escolar Educação a distância |
description |
Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523395407872 |