A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Luciana Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gontijo,Tarcísio Laerte, Cavalcante,Ricardo Bezerra, Oliveira,Patrícia Peres de, Duarte,Sebastião Júnior Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889
Resumo: Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.
id UNESP-8_7c9d4c35d53aac8559a95fc6a567b795
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000300889
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distânciaGestão em saúdeEvasão escolarEducação a distânciaEste estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0129info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Luciana SoaresGontijo,Tarcísio LaerteCavalcante,Ricardo BezerraOliveira,Patrícia Peres deDuarte,Sebastião Júnior Henriquepor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300889Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
title A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
spellingShingle A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
Rodrigues,Luciana Soares
Gestão em saúde
Evasão escolar
Educação a distância
title_short A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
title_full A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
title_fullStr A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
title_full_unstemmed A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
title_sort A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância
author Rodrigues,Luciana Soares
author_facet Rodrigues,Luciana Soares
Gontijo,Tarcísio Laerte
Cavalcante,Ricardo Bezerra
Oliveira,Patrícia Peres de
Duarte,Sebastião Júnior Henrique
author_role author
author2 Gontijo,Tarcísio Laerte
Cavalcante,Ricardo Bezerra
Oliveira,Patrícia Peres de
Duarte,Sebastião Júnior Henrique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Luciana Soares
Gontijo,Tarcísio Laerte
Cavalcante,Ricardo Bezerra
Oliveira,Patrícia Peres de
Duarte,Sebastião Júnior Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Evasão escolar
Educação a distância
topic Gestão em saúde
Evasão escolar
Educação a distância
description Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523395407872