Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: El-Jaick,Fernando Schimidt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Berg,Karen Bello, Peixoto,Mônica Monteiro, Serpa Júnior,Octavio Domont de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227
Resumo: Neste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares.
id UNESP-8_7eb0ea55e6c2bfb15ffb3dc3c4e6ad06
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000100227
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?Usuários de serviçosSaúde mentalEnsinoNarrativasNeste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares.UNESP2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0073info:eu-repo/semantics/openAccessEl-Jaick,Fernando SchimidtBerg,Karen BelloPeixoto,Mônica MonteiroSerpa Júnior,Octavio Domont depor2015-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000100227Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-12-02T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
title Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
spellingShingle Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
El-Jaick,Fernando Schimidt
Usuários de serviços
Saúde mental
Ensino
Narrativas
title_short Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
title_full Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
title_fullStr Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
title_full_unstemmed Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
title_sort Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
author El-Jaick,Fernando Schimidt
author_facet El-Jaick,Fernando Schimidt
Berg,Karen Bello
Peixoto,Mônica Monteiro
Serpa Júnior,Octavio Domont de
author_role author
author2 Berg,Karen Bello
Peixoto,Mônica Monteiro
Serpa Júnior,Octavio Domont de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv El-Jaick,Fernando Schimidt
Berg,Karen Bello
Peixoto,Mônica Monteiro
Serpa Júnior,Octavio Domont de
dc.subject.por.fl_str_mv Usuários de serviços
Saúde mental
Ensino
Narrativas
topic Usuários de serviços
Saúde mental
Ensino
Narrativas
description Neste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0073
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521469173760