Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares. |
id |
UNESP-8_7eb0ea55e6c2bfb15ffb3dc3c4e6ad06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000100227 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar?Usuários de serviçosSaúde mentalEnsinoNarrativasNeste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares.UNESP2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0073info:eu-repo/semantics/openAccessEl-Jaick,Fernando SchimidtBerg,Karen BelloPeixoto,Mônica MonteiroSerpa Júnior,Octavio Domont depor2015-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000100227Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-12-02T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
title |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
spellingShingle |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? El-Jaick,Fernando Schimidt Usuários de serviços Saúde mental Ensino Narrativas |
title_short |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
title_full |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
title_fullStr |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
title_full_unstemmed |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
title_sort |
Usuários da saúde mental como educadores: o que suas narrativas podem nos ensinar? |
author |
El-Jaick,Fernando Schimidt |
author_facet |
El-Jaick,Fernando Schimidt Berg,Karen Bello Peixoto,Mônica Monteiro Serpa Júnior,Octavio Domont de |
author_role |
author |
author2 |
Berg,Karen Bello Peixoto,Mônica Monteiro Serpa Júnior,Octavio Domont de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
El-Jaick,Fernando Schimidt Berg,Karen Bello Peixoto,Mônica Monteiro Serpa Júnior,Octavio Domont de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usuários de serviços Saúde mental Ensino Narrativas |
topic |
Usuários de serviços Saúde mental Ensino Narrativas |
description |
Neste trabalho apresentamos um coletivo de usuários de um serviço de saúde mental de base comunitária, que atua na formação de estudantes, profissionais e outros usuários a partir de suas narrativas de adoecimento e superação. Verificamos, na base SciELO, que estudos sobre este tipo de trabalho ainda são incipientes em nosso país. Nesta pesquisa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com os participantes do coletivo, utilizando o método fenomenológico-hermenêutico. O objetivo principal foi conhecer as experiências dos usuários participantes da atividade, verificando os possíveis pontos de confluência entre a literatura analisada e os dados encontrados na pesquisa. Benefícios e dificuldades decorrentes desta prática foram apontados pelos usuários. Concluímos que as narrativas produzidas durante a pesquisa apontam uma relativa correlação com outros estudos similares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521469173760 |