Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vincha,Kellem Regina Rosendo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cárdenas,Alexandra Pava, Cervato-Mancuso,Ana Maria, Vieira,Viviane Laudelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300507
Resumo: Este estudo comparou grupos de Educação Nutricional (EN), na dimensão teórica e prática, dentro da Atenção Primária à Saúde, entre São Paulo e Bogotá. A pesquisa descritiva foi realizada em momentos: identificação dos profissionais; caracterização dos grupos educativos; identificação das representações sociais sobre EN; e comparação da articulação entre teoria e prática dos grupos por cidade. Foram identificadas, por meio de entrevista com 54 nutricionistas, 17 Ideias centrais, classificadas em eixos temáticos, que se relacionaram com os grupos. Nos dois contextos, destacou-se a importância do empoderamento dos participantes com semelhanças no perfil das ações, mas com diferenciação na autonomia dos mediadores. Verificou-se que a teoria/prática dos grupos está em transição da abordagem tradicional para outra mais humanista. Entretanto, em uma velocidade lenta comparada às políticas e necessidades de saúde.
id UNESP-8_7fbf804cc41cede412e4e2bf862d5bc6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000300507
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e BogotáAtenção Primária à SaúdeEducação em SaúdeEducação alimentar e nutricionalGrupos educativosEste estudo comparou grupos de Educação Nutricional (EN), na dimensão teórica e prática, dentro da Atenção Primária à Saúde, entre São Paulo e Bogotá. A pesquisa descritiva foi realizada em momentos: identificação dos profissionais; caracterização dos grupos educativos; identificação das representações sociais sobre EN; e comparação da articulação entre teoria e prática dos grupos por cidade. Foram identificadas, por meio de entrevista com 54 nutricionistas, 17 Ideias centrais, classificadas em eixos temáticos, que se relacionaram com os grupos. Nos dois contextos, destacou-se a importância do empoderamento dos participantes com semelhanças no perfil das ações, mas com diferenciação na autonomia dos mediadores. Verificou-se que a teoria/prática dos grupos está em transição da abordagem tradicional para outra mais humanista. Entretanto, em uma velocidade lenta comparada às políticas e necessidades de saúde.UNESP2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300507Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.50 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0116info:eu-repo/semantics/openAccessVincha,Kellem Regina RosendoCárdenas,Alexandra PavaCervato-Mancuso,Ana MariaVieira,Viviane Laudelinopor2014-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000300507Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-11-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
title Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
spellingShingle Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
Vincha,Kellem Regina Rosendo
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Educação alimentar e nutricional
Grupos educativos
title_short Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
title_full Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
title_fullStr Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
title_full_unstemmed Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
title_sort Grupos de educação nutricional em dois contextos da América Latina: São Paulo e Bogotá
author Vincha,Kellem Regina Rosendo
author_facet Vincha,Kellem Regina Rosendo
Cárdenas,Alexandra Pava
Cervato-Mancuso,Ana Maria
Vieira,Viviane Laudelino
author_role author
author2 Cárdenas,Alexandra Pava
Cervato-Mancuso,Ana Maria
Vieira,Viviane Laudelino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vincha,Kellem Regina Rosendo
Cárdenas,Alexandra Pava
Cervato-Mancuso,Ana Maria
Vieira,Viviane Laudelino
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Educação alimentar e nutricional
Grupos educativos
topic Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Educação alimentar e nutricional
Grupos educativos
description Este estudo comparou grupos de Educação Nutricional (EN), na dimensão teórica e prática, dentro da Atenção Primária à Saúde, entre São Paulo e Bogotá. A pesquisa descritiva foi realizada em momentos: identificação dos profissionais; caracterização dos grupos educativos; identificação das representações sociais sobre EN; e comparação da articulação entre teoria e prática dos grupos por cidade. Foram identificadas, por meio de entrevista com 54 nutricionistas, 17 Ideias centrais, classificadas em eixos temáticos, que se relacionaram com os grupos. Nos dois contextos, destacou-se a importância do empoderamento dos participantes com semelhanças no perfil das ações, mas com diferenciação na autonomia dos mediadores. Verificou-se que a teoria/prática dos grupos está em transição da abordagem tradicional para outra mais humanista. Entretanto, em uma velocidade lenta comparada às políticas e necessidades de saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300507
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.50 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521035063296