Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez,Carolina Terruggi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado,Adriana Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100152
Resumo: O artigo aventura-se nas fronteiras do método cartográfico e dos escritos de Hannah Arendt sobre ação, política e educação. Desse encontro, busca-se construir posições para uma pesquisa feita em campo no âmbito da educação, tendo em vista a implicação do pesquisador no processo da pesquisa, reconhecendo-se como parte desse processo e rompendo com sua suposta neutralidade; a aceitação da imprevisibilidade no percurso de criação da pesquisa; e, por fim, o compromisso político com o coletivo com o qual se trabalha e com o mundo que nós, pesquisadores e pesquisados, habitamos. Apresentam-se também questões suscitadas a partir da relação de uma das autoras, como pesquisadora, com o seu campo de pesquisa, tomando a experiência como produtora de pensamento sobre os desafios metodológicos de trabalhos pautados na cartografia.
id UNESP-8_83e9691700211d08f0b174d0d4eea4f0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100152
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educaçãoCartografiaPesquisa-intervençãoMétodoPolíticaAçãoO artigo aventura-se nas fronteiras do método cartográfico e dos escritos de Hannah Arendt sobre ação, política e educação. Desse encontro, busca-se construir posições para uma pesquisa feita em campo no âmbito da educação, tendo em vista a implicação do pesquisador no processo da pesquisa, reconhecendo-se como parte desse processo e rompendo com sua suposta neutralidade; a aceitação da imprevisibilidade no percurso de criação da pesquisa; e, por fim, o compromisso político com o coletivo com o qual se trabalha e com o mundo que nós, pesquisadores e pesquisados, habitamos. Apresentam-se também questões suscitadas a partir da relação de uma das autoras, como pesquisadora, com o seu campo de pesquisa, tomando a experiência como produtora de pensamento sobre os desafios metodológicos de trabalhos pautados na cartografia.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100152Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190835info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez,Carolina TerruggiMachado,Adriana Marcondespor2021-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100152Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-01-06T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
title Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
spellingShingle Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
Martinez,Carolina Terruggi
Cartografia
Pesquisa-intervenção
Método
Política
Ação
title_short Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
title_full Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
title_fullStr Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
title_full_unstemmed Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
title_sort Diálogos entre o método da cartografia e alguns pressupostos filosóficos de Hannah Arendt na pesquisa em educação
author Martinez,Carolina Terruggi
author_facet Martinez,Carolina Terruggi
Machado,Adriana Marcondes
author_role author
author2 Machado,Adriana Marcondes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez,Carolina Terruggi
Machado,Adriana Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Pesquisa-intervenção
Método
Política
Ação
topic Cartografia
Pesquisa-intervenção
Método
Política
Ação
description O artigo aventura-se nas fronteiras do método cartográfico e dos escritos de Hannah Arendt sobre ação, política e educação. Desse encontro, busca-se construir posições para uma pesquisa feita em campo no âmbito da educação, tendo em vista a implicação do pesquisador no processo da pesquisa, reconhecendo-se como parte desse processo e rompendo com sua suposta neutralidade; a aceitação da imprevisibilidade no percurso de criação da pesquisa; e, por fim, o compromisso político com o coletivo com o qual se trabalha e com o mundo que nós, pesquisadores e pesquisados, habitamos. Apresentam-se também questões suscitadas a partir da relação de uma das autoras, como pesquisadora, com o seu campo de pesquisa, tomando a experiência como produtora de pensamento sobre os desafios metodológicos de trabalhos pautados na cartografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100152
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524575055872