PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernaldino, Elizângela de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Costa Xavier, Gicelma Claudia, Pedreira Bueno, José Lucas, Henrich de Barba, Clarides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123
Resumo: A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos  que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os  encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se  como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos  com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e  metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social,  empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva,  reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a  empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das  possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança,  intervenção e transformação da ação pedagógica.
id USCS-2_2986b3c231d644de2a24c92d18ca0c7c
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8123
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVApesquisa-açãométodointervenção pedagógicaprática reflexivaA pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos  que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os  encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se  como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos  com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e  metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social,  empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva,  reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a  empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das  possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança,  intervenção e transformação da ação pedagógica.Abstract The research aimed to reflect on the theoretical, practical, and methodological assumptions that guide the investigative process of action research, establishing associations with the encounters, premises, and paths for handcraft construction in reflective practice. It was adopted as a methodological basis the systematic bibliographic analysis of 06 (six) works by scholars with current reading in the field of Education with the purpose of studying the theoretical and methodological approaches of action research with reflective practice. As result: the social, empirical, and qualitative trait was associated as a methodological premise; collective participation, critical reflection, awareness, dialogical posture, sensitive listening, alterity, and empathy, corroborate with the guarantee of scientific rigor. In summary, the encounters of action research with the ideal of intellectual craftsmanship broaden the debate and reflection around the possibilities and methodological paths for the construction of craftsmanship based on change, intervention, and transformation of pedagogical action. Key Words: Action Research. Method. Pedagogical Intervention. Reflective Practice.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812310.13037/rea-e.vol6n12.8123Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123/3634Copyright (c) 2022 Elizângela de Souza Bernaldino, Gicelma Claudia da Costa Xavier, José Lucas Pedreira Bueno, Clarides Henrich de Barbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernaldino, Elizângela de Souzada Costa Xavier, Gicelma ClaudiaPedreira Bueno, José LucasHenrich de Barba, Clarides 2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8123Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
title PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
spellingShingle PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
Bernaldino, Elizângela de Souza
pesquisa-ação
método
intervenção pedagógica
prática reflexiva
title_short PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
title_full PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
title_fullStr PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
title_full_unstemmed PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
title_sort PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
author Bernaldino, Elizângela de Souza
author_facet Bernaldino, Elizângela de Souza
da Costa Xavier, Gicelma Claudia
Pedreira Bueno, José Lucas
Henrich de Barba, Clarides
author_role author
author2 da Costa Xavier, Gicelma Claudia
Pedreira Bueno, José Lucas
Henrich de Barba, Clarides
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernaldino, Elizângela de Souza
da Costa Xavier, Gicelma Claudia
Pedreira Bueno, José Lucas
Henrich de Barba, Clarides
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa-ação
método
intervenção pedagógica
prática reflexiva
topic pesquisa-ação
método
intervenção pedagógica
prática reflexiva
description A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos  que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os  encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se  como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos  com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e  metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social,  empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva,  reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a  empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das  possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança,  intervenção e transformação da ação pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123
10.13037/rea-e.vol6n12.8123
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123/3634
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887888359424