Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia,Sandra de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sampaio,Juliana, Costa,Carla Rossana de Lima, Diniz,Rejane Soares, Araújo,Thamiris Aragão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100512
Resumo: O objetivo deste estudo é relatar as experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em uma maternidade pública de João Pessoa, Paraíba (PB), Brasil, pontuando as ações desenvolvidas na integração ensino-serviço. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência do grupo PET-Saúde no desenvolvimento de oficinas problematizadoras com os trabalhadores, voltadas à temática da educação permanente. Temas como humanização do cuidado, integração ensino-serviço e necessidade de espaços formativos para os profissionais foram discutidos. Como desdobramento, o PET sugeriu a pactuação de uma nova dinâmica para funcionamento do Centro de Estudos da instituição e criação de um informativo para potencializar a comunicação institucional. Nota-se que a inserção do PET-Saúde no serviço possibilitou a construção de novos processos formativos, orientados na perspectiva da educação permanente.
id UNESP-8_8af0ee6eb54c47ad12b475f1a5111b67
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100512
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação PermanenteEducação em saúdeInstituições de ensino superiorServiços de saúdeO objetivo deste estudo é relatar as experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em uma maternidade pública de João Pessoa, Paraíba (PB), Brasil, pontuando as ações desenvolvidas na integração ensino-serviço. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência do grupo PET-Saúde no desenvolvimento de oficinas problematizadoras com os trabalhadores, voltadas à temática da educação permanente. Temas como humanização do cuidado, integração ensino-serviço e necessidade de espaços formativos para os profissionais foram discutidos. Como desdobramento, o PET sugeriu a pactuação de uma nova dinâmica para funcionamento do Centro de Estudos da instituição e criação de um informativo para potencializar a comunicação institucional. Nota-se que a inserção do PET-Saúde no serviço possibilitou a construção de novos processos formativos, orientados na perspectiva da educação permanente.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100512Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180540info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Sandra de OliveiraSampaio,JulianaCosta,Carla Rossana de LimaDiniz,Rejane SoaresAraújo,Thamiris Aragão depor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100512Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
title Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
spellingShingle Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
Garcia,Sandra de Oliveira
Educação em saúde
Instituições de ensino superior
Serviços de saúde
title_short Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
title_full Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
title_fullStr Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
title_sort Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente
author Garcia,Sandra de Oliveira
author_facet Garcia,Sandra de Oliveira
Sampaio,Juliana
Costa,Carla Rossana de Lima
Diniz,Rejane Soares
Araújo,Thamiris Aragão de
author_role author
author2 Sampaio,Juliana
Costa,Carla Rossana de Lima
Diniz,Rejane Soares
Araújo,Thamiris Aragão de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia,Sandra de Oliveira
Sampaio,Juliana
Costa,Carla Rossana de Lima
Diniz,Rejane Soares
Araújo,Thamiris Aragão de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Instituições de ensino superior
Serviços de saúde
topic Educação em saúde
Instituições de ensino superior
Serviços de saúde
description O objetivo deste estudo é relatar as experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em uma maternidade pública de João Pessoa, Paraíba (PB), Brasil, pontuando as ações desenvolvidas na integração ensino-serviço. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência do grupo PET-Saúde no desenvolvimento de oficinas problematizadoras com os trabalhadores, voltadas à temática da educação permanente. Temas como humanização do cuidado, integração ensino-serviço e necessidade de espaços formativos para os profissionais foram discutidos. Como desdobramento, o PET sugeriu a pactuação de uma nova dinâmica para funcionamento do Centro de Estudos da instituição e criação de um informativo para potencializar a comunicação institucional. Nota-se que a inserção do PET-Saúde no serviço possibilitou a construção de novos processos formativos, orientados na perspectiva da educação permanente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100512
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.180540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523857829888