Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100501 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência de formação interdisciplinar por meio de possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e de Terapia Ocupacional (TO) acerca do desenvolvimento humano. O relato prioriza a dinâmica de aproximação entre duas disciplinas, o planejamento, as estratégias e a avaliação do conteúdo. Essa experiência evidenciou possíveis encontros que se abrem com a proposta da interdisciplinaridade no ensino. Por intermédio do planejamento interconectado e de propostas de ações em parceria, a integração de diferentes áreas de conhecimento ganhou espaço, bem como a articulação das dimensões teórica e prática, baseadas na perspectiva de ampliação e integralidade da atenção, mostrando-se como caminho para reflexão sobre a complexidade da trajetória do desenvolvimento humano. |
id |
UNESP-8_90365906650d6aac9371091e328a243d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000100501 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia OcupacionalInterdisciplinaridadeDesenvolvimento humanoBrincarPsicologiaTerapia OcupacionalEste artigo tem por objetivo relatar uma experiência de formação interdisciplinar por meio de possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e de Terapia Ocupacional (TO) acerca do desenvolvimento humano. O relato prioriza a dinâmica de aproximação entre duas disciplinas, o planejamento, as estratégias e a avaliação do conteúdo. Essa experiência evidenciou possíveis encontros que se abrem com a proposta da interdisciplinaridade no ensino. Por intermédio do planejamento interconectado e de propostas de ações em parceria, a integração de diferentes áreas de conhecimento ganhou espaço, bem como a articulação das dimensões teórica e prática, baseadas na perspectiva de ampliação e integralidade da atenção, mostrando-se como caminho para reflexão sobre a complexidade da trajetória do desenvolvimento humano.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100501Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200208info:eu-repo/semantics/openAccessPanciera,Sara Del PreteValverde,Bianca Beraldo dos ReisJurdi,Andrea Perosa Saighpor2020-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100501Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-12-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
title |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
spellingShingle |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional Panciera,Sara Del Prete Interdisciplinaridade Desenvolvimento humano Brincar Psicologia Terapia Ocupacional |
title_short |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
title_full |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
title_fullStr |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
title_sort |
Desenvolvimento humano e formação interdisciplinar: possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional |
author |
Panciera,Sara Del Prete |
author_facet |
Panciera,Sara Del Prete Valverde,Bianca Beraldo dos Reis Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author_role |
author |
author2 |
Valverde,Bianca Beraldo dos Reis Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panciera,Sara Del Prete Valverde,Bianca Beraldo dos Reis Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Desenvolvimento humano Brincar Psicologia Terapia Ocupacional |
topic |
Interdisciplinaridade Desenvolvimento humano Brincar Psicologia Terapia Ocupacional |
description |
Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência de formação interdisciplinar por meio de possibilidades de encontro entre os cursos de Psicologia e de Terapia Ocupacional (TO) acerca do desenvolvimento humano. O relato prioriza a dinâmica de aproximação entre duas disciplinas, o planejamento, as estratégias e a avaliação do conteúdo. Essa experiência evidenciou possíveis encontros que se abrem com a proposta da interdisciplinaridade no ensino. Por intermédio do planejamento interconectado e de propostas de ações em parceria, a integração de diferentes áreas de conhecimento ganhou espaço, bem como a articulação das dimensões teórica e prática, baseadas na perspectiva de ampliação e integralidade da atenção, mostrando-se como caminho para reflexão sobre a complexidade da trajetória do desenvolvimento humano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524981903360 |