Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas. |
id |
UNESP-8_92dc44d8b32a8939b780bcaf6817809b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601549 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissionalSistema de saúdeEducaçãoPráticas interdisciplinaresProfissionais de SaúdeEquipe multiprofissionalRESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0722info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Valéria VernaschiRibeiro,Eliana Claudia de OteroPadilha,Roberto de QueirozMourthé Júnior,Carlos Albertopor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601549Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
title |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
spellingShingle |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional Lima,Valéria Vernaschi Sistema de saúde Educação Práticas interdisciplinares Profissionais de Saúde Equipe multiprofissional |
title_short |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
title_full |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
title_fullStr |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
title_full_unstemmed |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
title_sort |
Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional |
author |
Lima,Valéria Vernaschi |
author_facet |
Lima,Valéria Vernaschi Ribeiro,Eliana Claudia de Otero Padilha,Roberto de Queiroz Mourthé Júnior,Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Eliana Claudia de Otero Padilha,Roberto de Queiroz Mourthé Júnior,Carlos Alberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Valéria Vernaschi Ribeiro,Eliana Claudia de Otero Padilha,Roberto de Queiroz Mourthé Júnior,Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de saúde Educação Práticas interdisciplinares Profissionais de Saúde Equipe multiprofissional |
topic |
Sistema de saúde Educação Práticas interdisciplinares Profissionais de Saúde Equipe multiprofissional |
description |
RESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523347173376 |