Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Valéria Vernaschi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro,Eliana Claudia de Otero, Padilha,Roberto de Queiroz, Mourthé Júnior,Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas.
id UNESP-8_92dc44d8b32a8939b780bcaf6817809b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601549
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissionalSistema de saúdeEducaçãoPráticas interdisciplinaresProfissionais de SaúdeEquipe multiprofissionalRESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0722info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Valéria VernaschiRibeiro,Eliana Claudia de OteroPadilha,Roberto de QueirozMourthé Júnior,Carlos Albertopor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601549Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
title Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
spellingShingle Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
Lima,Valéria Vernaschi
Sistema de saúde
Educação
Práticas interdisciplinares
Profissionais de Saúde
Equipe multiprofissional
title_short Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
title_full Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
title_fullStr Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
title_full_unstemmed Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
title_sort Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional
author Lima,Valéria Vernaschi
author_facet Lima,Valéria Vernaschi
Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
Mourthé Júnior,Carlos Alberto
author_role author
author2 Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
Mourthé Júnior,Carlos Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Valéria Vernaschi
Ribeiro,Eliana Claudia de Otero
Padilha,Roberto de Queiroz
Mourthé Júnior,Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de saúde
Educação
Práticas interdisciplinares
Profissionais de Saúde
Equipe multiprofissional
topic Sistema de saúde
Educação
Práticas interdisciplinares
Profissionais de Saúde
Equipe multiprofissional
description RESUMO Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523347173376