Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007 |
Resumo: | Este trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias. |
id |
UNESP-8_94814738db6662e5496af7efdf5001bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832008000300007 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formaçãoNarrativasEducaçãoMetodologia de pesquisaProfissional reflexivoTerapia ocupacionalEste trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias.UNESP2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.26 2008reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMarcolino,Taís QuevedoMizukami,Maria da Graça Nicollettipor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832008000300007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
title |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
spellingShingle |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação Marcolino,Taís Quevedo Narrativas Educação Metodologia de pesquisa Profissional reflexivo Terapia ocupacional |
title_short |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
title_full |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
title_fullStr |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
title_full_unstemmed |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
title_sort |
Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação |
author |
Marcolino,Taís Quevedo |
author_facet |
Marcolino,Taís Quevedo Mizukami,Maria da Graça Nicolletti |
author_role |
author |
author2 |
Mizukami,Maria da Graça Nicolletti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcolino,Taís Quevedo Mizukami,Maria da Graça Nicolletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Educação Metodologia de pesquisa Profissional reflexivo Terapia ocupacional |
topic |
Narrativas Educação Metodologia de pesquisa Profissional reflexivo Terapia ocupacional |
description |
Este trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832008000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.26 2008 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518030893056 |