Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino,Taís Quevedo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mizukami,Maria da Graça Nicolletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007
Resumo: Este trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias.
id UNESP-8_94814738db6662e5496af7efdf5001bb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832008000300007
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formaçãoNarrativasEducaçãoMetodologia de pesquisaProfissional reflexivoTerapia ocupacionalEste trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias.UNESP2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.26 2008reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMarcolino,Taís QuevedoMizukami,Maria da Graça Nicollettipor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832008000300007Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
title Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
spellingShingle Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
Marcolino,Taís Quevedo
Narrativas
Educação
Metodologia de pesquisa
Profissional reflexivo
Terapia ocupacional
title_short Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
title_full Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
title_fullStr Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
title_full_unstemmed Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
title_sort Narrativas, processos reflexivos e prática profissional: apontamentos para pesquisa e formação
author Marcolino,Taís Quevedo
author_facet Marcolino,Taís Quevedo
Mizukami,Maria da Graça Nicolletti
author_role author
author2 Mizukami,Maria da Graça Nicolletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino,Taís Quevedo
Mizukami,Maria da Graça Nicolletti
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Educação
Metodologia de pesquisa
Profissional reflexivo
Terapia ocupacional
topic Narrativas
Educação
Metodologia de pesquisa
Profissional reflexivo
Terapia ocupacional
description Este trabalho oferece contribuições metodológicas para projetos de pesquisa e formação que envolvam o uso de narrativas e processos reflexivos. Com base em um estudo sobre prática profissional, foram analisadas narrativas escritas de sessões clínicas de Terapia Ocupacional utilizando-se as categorias propostas por Hatton e Smith (1995), para evidenciar o processo de reflexão-sobre-a-ação: narração descritiva, descrição reflexiva, reflexão dialógica e reflexão crítica. Os resultados apresentados referem-se ao detalhamento da operacionalização da metodologia, sobretudo em relação à forma (estrutura gramatical) e aos conteúdos (reflexão evidenciada) de cada categoria. Neste sentido, procura-se complementar o trabalho de Hatton e Smith, oferecendo uma melhor sistematização para o uso dessas categorias.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832008000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.12 n.26 2008
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518030893056