Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400019 |
Resumo: | A análise dos formatos de avaliação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) da faculdade de Medicina de Marilia, SP, mostra as seguintes fragilidades: baixa motivação, atitude passiva dos participantes e pouco interesse em capacitação para o processo tutorial. Considerando a necessidade de inovação das estratégias de capacitação docente, optou-se, nas oficinas, pelo uso da técnica de role-playing, a qual possibilita a troca de papéis e o aprender na ação. Analisou-se qualitativamente o discurso docente frente ao uso do role-playing nas oficinas desenvolvidas, segundo as narrativas dos formatos de avaliação aplicados. Os núcleos de sentido das respostas foram classificados em unidades temáticas. Os resultados demonstraram a relevância das atividades e que o role-playing foi um importante instrumento facilitador do processo de aprendizagem, à medida que colocou o tutor como protagonista, no papel de estudante, favorecendo novos olhares e percepções e sensibilizando-o para o processo tutorial. |
id |
UNESP-8_9cb8e72f833a3387bbec311747fe667d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832011000400019 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorialEducação superiorEducação continuadaAprendizagem baseada em problemasTutoriaRole playingA análise dos formatos de avaliação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) da faculdade de Medicina de Marilia, SP, mostra as seguintes fragilidades: baixa motivação, atitude passiva dos participantes e pouco interesse em capacitação para o processo tutorial. Considerando a necessidade de inovação das estratégias de capacitação docente, optou-se, nas oficinas, pelo uso da técnica de role-playing, a qual possibilita a troca de papéis e o aprender na ação. Analisou-se qualitativamente o discurso docente frente ao uso do role-playing nas oficinas desenvolvidas, segundo as narrativas dos formatos de avaliação aplicados. Os núcleos de sentido das respostas foram classificados em unidades temáticas. Os resultados demonstraram a relevância das atividades e que o role-playing foi um importante instrumento facilitador do processo de aprendizagem, à medida que colocou o tutor como protagonista, no papel de estudante, favorecendo novos olhares e percepções e sensibilizando-o para o processo tutorial.UNESP2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400019Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832011000400019info:eu-repo/semantics/openAccessFrancischetti,IedaCorrêa,Ana Carolina LemosVieira,Camila MugnaiLazarini,Carlos AlbertoRolin,Lilian Maria GiubbinaSoares,Márcia Oliveira Mayopor2016-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000400019Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-09-29T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
title |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
spellingShingle |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial Francischetti,Ieda Educação superior Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Tutoria Role playing |
title_short |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
title_full |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
title_fullStr |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
title_full_unstemmed |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
title_sort |
Role-playing: estratégia inovadora na capacitação docente para o processo tutorial |
author |
Francischetti,Ieda |
author_facet |
Francischetti,Ieda Corrêa,Ana Carolina Lemos Vieira,Camila Mugnai Lazarini,Carlos Alberto Rolin,Lilian Maria Giubbina Soares,Márcia Oliveira Mayo |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa,Ana Carolina Lemos Vieira,Camila Mugnai Lazarini,Carlos Alberto Rolin,Lilian Maria Giubbina Soares,Márcia Oliveira Mayo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francischetti,Ieda Corrêa,Ana Carolina Lemos Vieira,Camila Mugnai Lazarini,Carlos Alberto Rolin,Lilian Maria Giubbina Soares,Márcia Oliveira Mayo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Tutoria Role playing |
topic |
Educação superior Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Tutoria Role playing |
description |
A análise dos formatos de avaliação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) da faculdade de Medicina de Marilia, SP, mostra as seguintes fragilidades: baixa motivação, atitude passiva dos participantes e pouco interesse em capacitação para o processo tutorial. Considerando a necessidade de inovação das estratégias de capacitação docente, optou-se, nas oficinas, pelo uso da técnica de role-playing, a qual possibilita a troca de papéis e o aprender na ação. Analisou-se qualitativamente o discurso docente frente ao uso do role-playing nas oficinas desenvolvidas, segundo as narrativas dos formatos de avaliação aplicados. Os núcleos de sentido das respostas foram classificados em unidades temáticas. Os resultados demonstraram a relevância das atividades e que o role-playing foi um importante instrumento facilitador do processo de aprendizagem, à medida que colocou o tutor como protagonista, no papel de estudante, favorecendo novos olhares e percepções e sensibilizando-o para o processo tutorial. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000400019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832011000400019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.39 2011 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958519227318272 |