Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz-Moreno,Lídia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Romaña,Maria Alicia, Batista,Sylvia Helena, Martins,Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021
Resumo: Relata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem.
id UNESP-8_9d4162013fc3960acea77f61d2da0955
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832005000100021
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúdeFormação em saúdeJornal Vivoprocesso ensino-aprendizagempsicodrama pedagógicoeducação em saúdeRelata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem.UNESP2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832005000100021info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz-Moreno,LídiaRomaña,Maria AliciaBatista,Sylvia HelenaMartins,Maria Aparecidapor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832005000100021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
title Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
spellingShingle Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
Ruiz-Moreno,Lídia
Formação em saúde
Jornal Vivo
processo ensino-aprendizagem
psicodrama pedagógico
educação em saúde
title_short Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_fullStr Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_full_unstemmed Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
title_sort Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
author Ruiz-Moreno,Lídia
author_facet Ruiz-Moreno,Lídia
Romaña,Maria Alicia
Batista,Sylvia Helena
Martins,Maria Aparecida
author_role author
author2 Romaña,Maria Alicia
Batista,Sylvia Helena
Martins,Maria Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz-Moreno,Lídia
Romaña,Maria Alicia
Batista,Sylvia Helena
Martins,Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em saúde
Jornal Vivo
processo ensino-aprendizagem
psicodrama pedagógico
educação em saúde
topic Formação em saúde
Jornal Vivo
processo ensino-aprendizagem
psicodrama pedagógico
educação em saúde
description Relata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832005000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517336735744