Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021 |
Resumo: | Relata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem. |
id |
UNESP-8_9d4162013fc3960acea77f61d2da0955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832005000100021 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúdeFormação em saúdeJornal Vivoprocesso ensino-aprendizagempsicodrama pedagógicoeducação em saúdeRelata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem.UNESP2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832005000100021info:eu-repo/semantics/openAccessRuiz-Moreno,LídiaRomaña,Maria AliciaBatista,Sylvia HelenaMartins,Maria Aparecidapor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832005000100021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-01-11T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
spellingShingle |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde Ruiz-Moreno,Lídia Formação em saúde Jornal Vivo processo ensino-aprendizagem psicodrama pedagógico educação em saúde |
title_short |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_full |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_fullStr |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
title_sort |
Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde |
author |
Ruiz-Moreno,Lídia |
author_facet |
Ruiz-Moreno,Lídia Romaña,Maria Alicia Batista,Sylvia Helena Martins,Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Romaña,Maria Alicia Batista,Sylvia Helena Martins,Maria Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz-Moreno,Lídia Romaña,Maria Alicia Batista,Sylvia Helena Martins,Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em saúde Jornal Vivo processo ensino-aprendizagem psicodrama pedagógico educação em saúde |
topic |
Formação em saúde Jornal Vivo processo ensino-aprendizagem psicodrama pedagógico educação em saúde |
description |
Relata-se uma experiência psicodramática- o Jornal Vivo - e discute-se suas contribuições como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde, tendo como marco teórico o Psicodrama, proposto por J. L. Moreno e reinterpretações para o campo educacional empreendidas por Maria Alicia Romaña. O cenário compreendeu uma Oficina de Trabalho, cujos participantes eram profissionais da saúde e da educação. A dinâmica envolveu: a escolha da notícia, dramatização, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal, com platéia e cenário construindo novas versões da notícia. A discussão sobre a experiência enfatizou os níveis de análise da questão abordada: individual, grupal e social; as dimensões interdisciplinares que compõem os espaços de formação; as possibilidades da estratégia, ao trabalhar componentes cognitivos, emocionais e atitudinais, e favorecer uma melhor compreensão da situação de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832005000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.9 n.16 2005 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517336735744 |