Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Elisandro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Damico,Jose Geraldo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100285
Resumo: Este texto versa sobre dispositivos pedagógicos de Educação e (em) Saúde, tendo como plano de fundo o tema da medicalização da vida. Inscreve-se na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença e opera com a imagem do pensamento como produção do novo, por meio da experiência e do dispositivo pedagógico oficinaulas. Tem como método de pesquisa a Cartografia. Apresenta-se a ideia-força de Clínica de uma Vida, como uma operação micropolítica, para movimentar os processos imanentes na Saúde e na Educação. Finaliza-se trazendo como processo de pensamento três instantes: o Instante Utópico, como sustentação das pequenas luzes; Instante Quaisquer, de produção de estilhaços; e Instante Ludopedagógico, como possibilidade de um devir-criança. Tem-se como resultado uma escrita que fala sobre modos de cuidar e produzir saúde no contemporâneo.
id UNESP-8_9ee81efc3dd5cdbce9ec7703acc66dac
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000100285
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde ColetivaClínica de uma VidaEducação em saúdeMedicalizaçãoOficinaulasEste texto versa sobre dispositivos pedagógicos de Educação e (em) Saúde, tendo como plano de fundo o tema da medicalização da vida. Inscreve-se na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença e opera com a imagem do pensamento como produção do novo, por meio da experiência e do dispositivo pedagógico oficinaulas. Tem como método de pesquisa a Cartografia. Apresenta-se a ideia-força de Clínica de uma Vida, como uma operação micropolítica, para movimentar os processos imanentes na Saúde e na Educação. Finaliza-se trazendo como processo de pensamento três instantes: o Instante Utópico, como sustentação das pequenas luzes; Instante Quaisquer, de produção de estilhaços; e Instante Ludopedagógico, como possibilidade de um devir-criança. Tem-se como resultado uma escrita que fala sobre modos de cuidar e produzir saúde no contemporâneo.UNESP2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100285Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.64 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0016info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,ElisandroDamico,Jose Geraldo Soarespor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000100285Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-09-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
title Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
spellingShingle Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
Rodrigues,Elisandro
Clínica de uma Vida
Educação em saúde
Medicalização
Oficinaulas
title_short Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
title_full Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
title_fullStr Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
title_full_unstemmed Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
title_sort Dispositivos pedagógicos de educação em Saúde Coletiva
author Rodrigues,Elisandro
author_facet Rodrigues,Elisandro
Damico,Jose Geraldo Soares
author_role author
author2 Damico,Jose Geraldo Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Elisandro
Damico,Jose Geraldo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Clínica de uma Vida
Educação em saúde
Medicalização
Oficinaulas
topic Clínica de uma Vida
Educação em saúde
Medicalização
Oficinaulas
description Este texto versa sobre dispositivos pedagógicos de Educação e (em) Saúde, tendo como plano de fundo o tema da medicalização da vida. Inscreve-se na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença e opera com a imagem do pensamento como produção do novo, por meio da experiência e do dispositivo pedagógico oficinaulas. Tem como método de pesquisa a Cartografia. Apresenta-se a ideia-força de Clínica de uma Vida, como uma operação micropolítica, para movimentar os processos imanentes na Saúde e na Educação. Finaliza-se trazendo como processo de pensamento três instantes: o Instante Utópico, como sustentação das pequenas luzes; Instante Quaisquer, de produção de estilhaços; e Instante Ludopedagógico, como possibilidade de um devir-criança. Tem-se como resultado uma escrita que fala sobre modos de cuidar e produzir saúde no contemporâneo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100285
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.64 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522955005952