Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014 |
Resumo: | Com base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina. |
id |
UNESP-8_ab2e6c13dd6e682061be4879ac92b23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832009000400014 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de casoEducação superiorDocentesCompetência profissionalEstudos de casosCom base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina.UNESP2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Caetano daCasagrande,Lisete Diniz RibasUeta,Julietapor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000400014Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
title |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
spellingShingle |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso Costa,Caetano da Educação superior Docentes Competência profissional Estudos de casos |
title_short |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
title_full |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
title_fullStr |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
title_sort |
Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso |
author |
Costa,Caetano da |
author_facet |
Costa,Caetano da Casagrande,Lisete Diniz Ribas Ueta,Julieta |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande,Lisete Diniz Ribas Ueta,Julieta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Caetano da Casagrande,Lisete Diniz Ribas Ueta,Julieta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Docentes Competência profissional Estudos de casos |
topic |
Educação superior Docentes Competência profissional Estudos de casos |
description |
Com base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832009000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518417817600 |