Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Caetano da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Casagrande,Lisete Diniz Ribas, Ueta,Julieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014
Resumo: Com base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina.
id UNESP-8_ab2e6c13dd6e682061be4879ac92b23a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832009000400014
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de casoEducação superiorDocentesCompetência profissionalEstudos de casosCom base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina.UNESP2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Caetano daCasagrande,Lisete Diniz RibasUeta,Julietapor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000400014Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
title Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
spellingShingle Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
Costa,Caetano da
Educação superior
Docentes
Competência profissional
Estudos de casos
title_short Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
title_full Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
title_fullStr Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
title_full_unstemmed Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
title_sort Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso
author Costa,Caetano da
author_facet Costa,Caetano da
Casagrande,Lisete Diniz Ribas
Ueta,Julieta
author_role author
author2 Casagrande,Lisete Diniz Ribas
Ueta,Julieta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Caetano da
Casagrande,Lisete Diniz Ribas
Ueta,Julieta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Docentes
Competência profissional
Estudos de casos
topic Educação superior
Docentes
Competência profissional
Estudos de casos
description Com base na racionalidade prática, este estudo de caso qualitativo objetivou explorar a prática docente universitária, focalizando a reflexão e as competências do professor. Para tanto, foram descritas, analisadas e interpretadas as práticas que, na interação com os alunos em uma disciplina do curso de farmácia, criassem situações dilemáticas e oportunidades de aprendizagem das habilidades de solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo do estudo, os alunos foram estimulados a utilizar os processos de conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão-sobre-a-ação, também vivenciados pelo professor. A análise dos registros de observação em sala de aula e de entrevistas com alunos e o professor evidenciou a importância desses processos reflexivos, que nortearam a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, a reflexão docente sobre a própria prática foi fundamental para subsidiar a aplicação de cada componente curricular da disciplina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832009000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518417817600