Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009 |
Resumo: | Ações preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada. |
id |
UNESP-8_b21d3990e22674601e44c8cbb6ba6d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832003000100009 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre paresAidsprevençãoescolavulnerabilidadeadolescênciaavaliaçãoAções preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada.UNESP2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832003000100009info:eu-repo/semantics/openAccessAyres,José Ricardo de Carvalho MesquitaFreitas,Angela CarvalhoSantos,Marco Antonio Silva dosSaletti Filho,Haraldo CésarFrança Júnior,Ivanpor2009-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832003000100009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-02-17T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
title |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
spellingShingle |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita Aids prevenção escola vulnerabilidade adolescência avaliação |
title_short |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
title_full |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
title_fullStr |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
title_full_unstemmed |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
title_sort |
Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares |
author |
Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita |
author_facet |
Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita Freitas,Angela Carvalho Santos,Marco Antonio Silva dos Saletti Filho,Haraldo César França Júnior,Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Angela Carvalho Santos,Marco Antonio Silva dos Saletti Filho,Haraldo César França Júnior,Ivan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita Freitas,Angela Carvalho Santos,Marco Antonio Silva dos Saletti Filho,Haraldo César França Júnior,Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aids prevenção escola vulnerabilidade adolescência avaliação |
topic |
Aids prevenção escola vulnerabilidade adolescência avaliação |
description |
Ações preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832003000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958516994899968 |