Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Freitas,Angela Carvalho, Santos,Marco Antonio Silva dos, Saletti Filho,Haraldo César, França Júnior,Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009
Resumo: Ações preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada.
id UNESP-8_b21d3990e22674601e44c8cbb6ba6d60
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832003000100009
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre paresAidsprevençãoescolavulnerabilidadeadolescênciaavaliaçãoAções preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada.UNESP2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832003000100009info:eu-repo/semantics/openAccessAyres,José Ricardo de Carvalho MesquitaFreitas,Angela CarvalhoSantos,Marco Antonio Silva dosSaletti Filho,Haraldo CésarFrança Júnior,Ivanpor2009-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832003000100009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-02-17T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
title Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
spellingShingle Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita
Aids
prevenção
escola
vulnerabilidade
adolescência
avaliação
title_short Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
title_full Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
title_fullStr Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
title_full_unstemmed Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
title_sort Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares
author Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita
author_facet Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita
Freitas,Angela Carvalho
Santos,Marco Antonio Silva dos
Saletti Filho,Haraldo César
França Júnior,Ivan
author_role author
author2 Freitas,Angela Carvalho
Santos,Marco Antonio Silva dos
Saletti Filho,Haraldo César
França Júnior,Ivan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres,José Ricardo de Carvalho Mesquita
Freitas,Angela Carvalho
Santos,Marco Antonio Silva dos
Saletti Filho,Haraldo César
França Júnior,Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Aids
prevenção
escola
vulnerabilidade
adolescência
avaliação
topic Aids
prevenção
escola
vulnerabilidade
adolescência
avaliação
description Ações preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832003000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516994899968