A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601777 |
Resumo: | Resumo O presente artigo relata o processo de revisão das matrizes curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2014 a 2015, pautados na educação interprofissional. Foram realizadas atividades longitudinais (ciclo de palestras com rodas de conversa) e transversais (cinco oficinas). O processo vivenciado trouxe luz aos caminhos necessários para o fortalecimento da educação interprofissional. A experiência propiciou a aproximação dos atores envolvidos na formação dos profissionais de Saúde do campus, ajustes nas matrizes curriculares dos seis cursos de graduação em Saúde e apontamento para a reformulação do programa de desenvolvimento docente, além de trazer a possibilidade de continuidade da consolidação dos princípios do Projeto Pedagógico do campus santista no caminho da educação interprofissional, com garantias de formação para a atuação em equipe e para a atenção integral à Saúde. |
id |
UNESP-8_b6ef5749f30bd0a9cd976ea3f0deb8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601777 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em SaúdeFormação em saúdeCurrículoEducação interprofissionalEnsinoRelações interprofissionaisResumo O presente artigo relata o processo de revisão das matrizes curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2014 a 2015, pautados na educação interprofissional. Foram realizadas atividades longitudinais (ciclo de palestras com rodas de conversa) e transversais (cinco oficinas). O processo vivenciado trouxe luz aos caminhos necessários para o fortalecimento da educação interprofissional. A experiência propiciou a aproximação dos atores envolvidos na formação dos profissionais de Saúde do campus, ajustes nas matrizes curriculares dos seis cursos de graduação em Saúde e apontamento para a reformulação do programa de desenvolvimento docente, além de trazer a possibilidade de continuidade da consolidação dos princípios do Projeto Pedagógico do campus santista no caminho da educação interprofissional, com garantias de formação para a atuação em equipe e para a atenção integral à Saúde.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601777Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0819info:eu-repo/semantics/openAccessPoletto,Patricia RiosJurdi,Andrea Perosa Saighpor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601777Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
title |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
spellingShingle |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde Poletto,Patricia Rios Formação em saúde Currículo Educação interprofissional Ensino Relações interprofissionais |
title_short |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
title_full |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
title_fullStr |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
title_full_unstemmed |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
title_sort |
A experiência de revisão das matrizes curriculares em um projeto pedagógico inovador: caminhos para fortalecer a educação interprofissional em Saúde |
author |
Poletto,Patricia Rios |
author_facet |
Poletto,Patricia Rios Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author_role |
author |
author2 |
Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poletto,Patricia Rios Jurdi,Andrea Perosa Saigh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em saúde Currículo Educação interprofissional Ensino Relações interprofissionais |
topic |
Formação em saúde Currículo Educação interprofissional Ensino Relações interprofissionais |
description |
Resumo O presente artigo relata o processo de revisão das matrizes curriculares dos cursos de graduação da área da Saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2014 a 2015, pautados na educação interprofissional. Foram realizadas atividades longitudinais (ciclo de palestras com rodas de conversa) e transversais (cinco oficinas). O processo vivenciado trouxe luz aos caminhos necessários para o fortalecimento da educação interprofissional. A experiência propiciou a aproximação dos atores envolvidos na formação dos profissionais de Saúde do campus, ajustes nas matrizes curriculares dos seis cursos de graduação em Saúde e apontamento para a reformulação do programa de desenvolvimento docente, além de trazer a possibilidade de continuidade da consolidação dos princípios do Projeto Pedagógico do campus santista no caminho da educação interprofissional, com garantias de formação para a atuação em equipe e para a atenção integral à Saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601777 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523376533504 |