Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Diego Eugênio Roquette Godoy
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Müller,Rafaela dos Passos, Francia,Príncipe Nicolai Roldan, Osielski,Taciana Py de Oliveira, Diniz,Tamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100505
Resumo: Trata-se de relato sobre uma experimentação autoetnográfica usada como recurso pedagógico no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Essa estratégia foi orientada pelo pensamento pós-colonial de Mary Louise Pratt, visando ao estudo crítico do cotidiano, em contraponto aos modelos teórico-metodológicos funcionalistas anglo-saxões em Terapia Ocupacional. O exercício autoetnográfico aconteceu mediante observação e registro de atividades cotidianas em dois contextos, priorizando a narrativa autobiográfica, ao longo de três semanas. As impressões colhidas em campo serviram de base para a aprendizagem ativa e contextualizada de referências teóricas, operando como vetor de decolonização à medida que questionávamos a autoridade dos discursos anglo-saxões em Terapia Ocupacional.
id UNESP-8_bcf8c1957ab9dae626ac5f6276329275
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100505
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia OcupacionalTerapia OcupacionalAutoetnografiaEnsino superiorDecolonizaçãoTrata-se de relato sobre uma experimentação autoetnográfica usada como recurso pedagógico no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Essa estratégia foi orientada pelo pensamento pós-colonial de Mary Louise Pratt, visando ao estudo crítico do cotidiano, em contraponto aos modelos teórico-metodológicos funcionalistas anglo-saxões em Terapia Ocupacional. O exercício autoetnográfico aconteceu mediante observação e registro de atividades cotidianas em dois contextos, priorizando a narrativa autobiográfica, ao longo de três semanas. As impressões colhidas em campo serviram de base para a aprendizagem ativa e contextualizada de referências teóricas, operando como vetor de decolonização à medida que questionávamos a autoridade dos discursos anglo-saxões em Terapia Ocupacional.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100505Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190122info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Diego Eugênio Roquette GodoyMüller,Rafaela dos PassosFrancia,Príncipe Nicolai RoldanOsielski,Taciana Py de OliveiraDiniz,Tamirespor2020-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100505Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-03-12T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
title Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
spellingShingle Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
Almeida,Diego Eugênio Roquette Godoy
Terapia Ocupacional
Autoetnografia
Ensino superior
Decolonização
title_short Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
title_full Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
title_fullStr Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
title_full_unstemmed Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
title_sort Autoetnografia como estratégia decolonizadora de ensino sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
author Almeida,Diego Eugênio Roquette Godoy
author_facet Almeida,Diego Eugênio Roquette Godoy
Müller,Rafaela dos Passos
Francia,Príncipe Nicolai Roldan
Osielski,Taciana Py de Oliveira
Diniz,Tamires
author_role author
author2 Müller,Rafaela dos Passos
Francia,Príncipe Nicolai Roldan
Osielski,Taciana Py de Oliveira
Diniz,Tamires
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Diego Eugênio Roquette Godoy
Müller,Rafaela dos Passos
Francia,Príncipe Nicolai Roldan
Osielski,Taciana Py de Oliveira
Diniz,Tamires
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Autoetnografia
Ensino superior
Decolonização
topic Terapia Ocupacional
Autoetnografia
Ensino superior
Decolonização
description Trata-se de relato sobre uma experimentação autoetnográfica usada como recurso pedagógico no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Essa estratégia foi orientada pelo pensamento pós-colonial de Mary Louise Pratt, visando ao estudo crítico do cotidiano, em contraponto aos modelos teórico-metodológicos funcionalistas anglo-saxões em Terapia Ocupacional. O exercício autoetnográfico aconteceu mediante observação e registro de atividades cotidianas em dois contextos, priorizando a narrativa autobiográfica, ao longo de três semanas. As impressões colhidas em campo serviram de base para a aprendizagem ativa e contextualizada de referências teóricas, operando como vetor de decolonização à medida que questionávamos a autoridade dos discursos anglo-saxões em Terapia Ocupacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524522627072