A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes,Angelo Antonio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins,Lígia Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010
Resumo: O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".
id UNESP-8_bde90c70605711e0936f037a96089ebf
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832007000200010
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamentoProdução do conhecimentoPráxisEducação escolarO presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".UNESP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.22 2007reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832007000200010info:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes,Angelo AntonioMartins,Lígia Márciapor2007-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832007000200010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2007-09-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
spellingShingle A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
Abrantes,Angelo Antonio
Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
title_short A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_full A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_fullStr A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_full_unstemmed A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_sort A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
author Abrantes,Angelo Antonio
author_facet Abrantes,Angelo Antonio
Martins,Lígia Márcia
author_role author
author2 Martins,Lígia Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes,Angelo Antonio
Martins,Lígia Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
topic Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
description O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832007000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.22 2007
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517695348736