A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010 |
Resumo: | O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria". |
id |
UNESP-8_bde90c70605711e0936f037a96089ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832007000200010 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamentoProdução do conhecimentoPráxisEducação escolarO presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria".UNESP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.22 2007reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832007000200010info:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes,Angelo AntonioMartins,Lígia Márciapor2007-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832007000200010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2007-09-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
spellingShingle |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento Abrantes,Angelo Antonio Produção do conhecimento Práxis Educação escolar |
title_short |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_full |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_fullStr |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_sort |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
author |
Abrantes,Angelo Antonio |
author_facet |
Abrantes,Angelo Antonio Martins,Lígia Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Lígia Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes,Angelo Antonio Martins,Lígia Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção do conhecimento Práxis Educação escolar |
topic |
Produção do conhecimento Práxis Educação escolar |
description |
O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a "prática" em detrimento da "teoria". |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832007000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.22 2007 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517695348736 |