A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins, Lígia Márcia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010
http://hdl.handle.net/11449/8654
Resumo: O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria.
id UNSP_adcc0feab0c7d2f07273ab6a6f0deb1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8654
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamentoLa producción del conocimiento científico: relación sujeto objeto y desarrollo del pensamientoScientific knowledge production: the subject-object relationship and thought developmentProdução do conhecimentoPráxisEducação escolarProducción del conocimientoPráxisEnseñanza escolarKnowledge productionPraxisSchool instructionO presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria.El presente estudio discute la producción del conocimiento científico como expresión de la relación sujeto objeto analisando la referida relación sobre la base de la teoría materialista histórico dialéctica del conocimiento. Plantea demostrar que la interacción práctica del sujeto con el objeto fundamenta la producción del conocimiento científico gracias a la mediatización teórica. El proceso de análisis afirma la importancia de la enseñanza escolar y de la apropiación de los saberes históricamente constituídos, señalando la unilateralidad presente en concepciones que destacan en demasía la práctica en detrimento de la teoría.This paper discusses the process of scientific knowledge production as an expression of the subject-object relationship, analyzing the problem according to the historical dialectical materialist theory of knowledge. Pursuing the objective of showing that the practical interaction between the subject and the object only sets the bases of scientific knowledge production through theoretical mediation, we reiterate the importance of school teaching and the assimilation of historically systematized knowledge, pointing to the one-sidedness that characterizes the conceptions that overemphasize practice to the detriment of theory.Universidade Estadual Paulista departamento de PsicologiaNúcleo de Estudos e Pesquisa em Educação InfantilUniversidade Estadual Paulista departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação InfantilAbrantes, Angelo Antonio [UNESP]Martins, Lígia Márcia [UNESP]2014-05-20T13:26:44Z2014-05-20T13:26:44Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article313-325application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/865410.1590/S1414-32832007000200010S1414-328320070002000102-s2.0-34848819971S1414-32832007000200010.pdf4750238843129381SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
La producción del conocimiento científico: relación sujeto objeto y desarrollo del pensamiento
Scientific knowledge production: the subject-object relationship and thought development
title A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
spellingShingle A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
Producción del conocimiento
Práxis
Enseñanza escolar
Knowledge production
Praxis
School instruction
title_short A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_full A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_fullStr A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_full_unstemmed A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
title_sort A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
author Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
author_facet Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
Martins, Lígia Márcia [UNESP]
author_role author
author2 Martins, Lígia Márcia [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Angelo Antonio [UNESP]
Martins, Lígia Márcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
Producción del conocimiento
Práxis
Enseñanza escolar
Knowledge production
Praxis
School instruction
topic Produção do conhecimento
Práxis
Educação escolar
Producción del conocimiento
Práxis
Enseñanza escolar
Knowledge production
Praxis
School instruction
description O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
2014-05-20T13:26:44Z
2014-05-20T13:26:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/8654
10.1590/S1414-32832007000200010
S1414-32832007000200010
2-s2.0-34848819971
S1414-32832007000200010.pdf
4750238843129381
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010
http://hdl.handle.net/11449/8654
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007.
1414-3283
10.1590/S1414-32832007000200010
S1414-32832007000200010
2-s2.0-34848819971
S1414-32832007000200010.pdf
4750238843129381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 313-325
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649975095132160