O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805 |
Resumo: | Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UNESP-8_bf06c7333e8e5fa8b13220745fd25727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000500805 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantesFormação de Recursos HumanosIntegração Ensino-ServiçoFormação InterprofissionalAtenção Primária à SaúdeIntegralidade em SaúdeTrata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0161info:eu-repo/semantics/openAccessMadruga,Luciana Margarida de SantanaRibeiro,Kátia Suely Queiroz SilvaFreitas,Cláudia Helena Soares de MoraisPérez,Ingrid de Almeida BecerraPessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesBrito,Geraldo Eduardo Guedes depor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500805Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
title |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
spellingShingle |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes Madruga,Luciana Margarida de Santana Formação de Recursos Humanos Integração Ensino-Serviço Formação Interprofissional Atenção Primária à Saúde Integralidade em Saúde |
title_short |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
title_full |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
title_fullStr |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
title_full_unstemmed |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
title_sort |
O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes |
author |
Madruga,Luciana Margarida de Santana |
author_facet |
Madruga,Luciana Margarida de Santana Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais Pérez,Ingrid de Almeida Becerra Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Brito,Geraldo Eduardo Guedes de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais Pérez,Ingrid de Almeida Becerra Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Brito,Geraldo Eduardo Guedes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madruga,Luciana Margarida de Santana Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais Pérez,Ingrid de Almeida Becerra Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Brito,Geraldo Eduardo Guedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Recursos Humanos Integração Ensino-Serviço Formação Interprofissional Atenção Primária à Saúde Integralidade em Saúde |
topic |
Formação de Recursos Humanos Integração Ensino-Serviço Formação Interprofissional Atenção Primária à Saúde Integralidade em Saúde |
description |
Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521139920896 |