O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga,Luciana Margarida de Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva, Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais, Pérez,Ingrid de Almeida Becerra, Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes, Brito,Geraldo Eduardo Guedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805
Resumo: Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
id UNESP-8_bf06c7333e8e5fa8b13220745fd25727
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500805
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantesFormação de Recursos HumanosIntegração Ensino-ServiçoFormação InterprofissionalAtenção Primária à SaúdeIntegralidade em SaúdeTrata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0161info:eu-repo/semantics/openAccessMadruga,Luciana Margarida de SantanaRibeiro,Kátia Suely Queiroz SilvaFreitas,Cláudia Helena Soares de MoraisPérez,Ingrid de Almeida BecerraPessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesBrito,Geraldo Eduardo Guedes depor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500805Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
title O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
spellingShingle O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
Madruga,Luciana Margarida de Santana
Formação de Recursos Humanos
Integração Ensino-Serviço
Formação Interprofissional
Atenção Primária à Saúde
Integralidade em Saúde
title_short O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
title_full O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
title_fullStr O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
title_full_unstemmed O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
title_sort O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes
author Madruga,Luciana Margarida de Santana
author_facet Madruga,Luciana Margarida de Santana
Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais
Pérez,Ingrid de Almeida Becerra
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Brito,Geraldo Eduardo Guedes de
author_role author
author2 Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais
Pérez,Ingrid de Almeida Becerra
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Brito,Geraldo Eduardo Guedes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga,Luciana Margarida de Santana
Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Freitas,Cláudia Helena Soares de Morais
Pérez,Ingrid de Almeida Becerra
Pessoa,Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Brito,Geraldo Eduardo Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Recursos Humanos
Integração Ensino-Serviço
Formação Interprofissional
Atenção Primária à Saúde
Integralidade em Saúde
topic Formação de Recursos Humanos
Integração Ensino-Serviço
Formação Interprofissional
Atenção Primária à Saúde
Integralidade em Saúde
description Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde da Família) para a formação dos futuros profissionais de saúde de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados secundários do instrumento de avaliação semestral do programa, respondido por 67 estudantes dos cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Os resultados foram sistematizados em duas categorias de análise: o trabalho interprofissional e a integração ensino-serviço. O estudo evidenciou: a importância do trabalho interprofissional e colaborativo, a integração ensino-serviço-comunidade, e a reflexão das práticas impulsionadas pelo PET-Saúde da Família para a mudança no processo formativo em saúde. Estratégias como essa são essenciais para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521139920896