Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165 |
Resumo: | O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo. |
id |
UNESP-8_bffda2bcbaa502dcd9ae056a8943a48d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000100165 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médicoEducação MédicaAvaliaçãoPortfólio reflexivoNarraçãoO Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.UNESP2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.60 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0959info:eu-repo/semantics/openAccessStelet,Bruno PereiraRomano,Valéria FerreiraCarrijo,Ana Paula BorgesTeixeira Junior,Jorge Estevespor2016-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000100165Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-12-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
title |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
spellingShingle |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico Stelet,Bruno Pereira Educação Médica Avaliação Portfólio reflexivo Narração |
title_short |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
title_full |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
title_fullStr |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
title_full_unstemmed |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
title_sort |
Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico |
author |
Stelet,Bruno Pereira |
author_facet |
Stelet,Bruno Pereira Romano,Valéria Ferreira Carrijo,Ana Paula Borges Teixeira Junior,Jorge Esteves |
author_role |
author |
author2 |
Romano,Valéria Ferreira Carrijo,Ana Paula Borges Teixeira Junior,Jorge Esteves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stelet,Bruno Pereira Romano,Valéria Ferreira Carrijo,Ana Paula Borges Teixeira Junior,Jorge Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Avaliação Portfólio reflexivo Narração |
topic |
Educação Médica Avaliação Portfólio reflexivo Narração |
description |
O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622015.0959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.60 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522173816832 |