Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stelet,Bruno Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Romano,Valéria Ferreira, Carrijo,Ana Paula Borges, Teixeira Junior,Jorge Esteves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165
Resumo: O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.
id UNESP-8_bffda2bcbaa502dcd9ae056a8943a48d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832017000100165
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médicoEducação MédicaAvaliaçãoPortfólio reflexivoNarraçãoO Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.UNESP2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.60 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0959info:eu-repo/semantics/openAccessStelet,Bruno PereiraRomano,Valéria FerreiraCarrijo,Ana Paula BorgesTeixeira Junior,Jorge Estevespor2016-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000100165Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-12-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
title Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
spellingShingle Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
Stelet,Bruno Pereira
Educação Médica
Avaliação
Portfólio reflexivo
Narração
title_short Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
title_full Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
title_fullStr Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
title_full_unstemmed Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
title_sort Portfólio Reflexivo: subsídios filosóficos para uma práxis narrativa no ensino médico
author Stelet,Bruno Pereira
author_facet Stelet,Bruno Pereira
Romano,Valéria Ferreira
Carrijo,Ana Paula Borges
Teixeira Junior,Jorge Esteves
author_role author
author2 Romano,Valéria Ferreira
Carrijo,Ana Paula Borges
Teixeira Junior,Jorge Esteves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stelet,Bruno Pereira
Romano,Valéria Ferreira
Carrijo,Ana Paula Borges
Teixeira Junior,Jorge Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Avaliação
Portfólio reflexivo
Narração
topic Educação Médica
Avaliação
Portfólio reflexivo
Narração
description O Portfólio Reflexivo tem sido aplicado como ferramenta de avaliação para estimular o pensamento crítico-reflexivo e gerar condições para o exercício de um senso ético na formação médica. O objetivo deste ensaio é analisar o Portfólio Reflexivo como dispositivo pedagógico para o exercício da narratividade na medicina. Ao produzir uma análise teórica acerca do portfólio, construímos um diálogo epistemológico entre Saúde Coletiva, Educação e Filosofia, no sentido de oferecer elementos para se pensar o exercício de tecnologias relacionais fundamentais para o cuidado em saúde. A Filosofia de Hannah Arendt potencializa este estudo, na medida em que aborda a ação narrativa numa perspectiva política. Professor e aluno (leitor e narrador) passam a estabelecer um diálogo por meio dos portfólios, permitindo desvelar desdobramentos para estampar novos significados pedagógicos ao Portfólio Reflexivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000100165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0959
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.60 2017
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522173816832