A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016 |
Resumo: | O diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário. |
id |
UNESP-8_c0934e27e00aac97f0fc1c617f93aef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832013000100016 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da famíliaSaúde da FamíliaDiário reflexivoTrabalho pedagógico em saúdeAntropologia culturalPortfólio reflexivoO diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário.UNESP2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.44 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000001info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Filipe Guterres Venancio Costa deCarvalho,Maria Alice Pessanha deGarcia,Margareth Rose GomesOliveira,Simone Santospor2013-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000100016Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-05-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
title |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
spellingShingle |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de Saúde da Família Diário reflexivo Trabalho pedagógico em saúde Antropologia cultural Portfólio reflexivo |
title_short |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
title_full |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
title_fullStr |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
title_full_unstemmed |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
title_sort |
A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família |
author |
Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de |
author_facet |
Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de Carvalho,Maria Alice Pessanha de Garcia,Margareth Rose Gomes Oliveira,Simone Santos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Maria Alice Pessanha de Garcia,Margareth Rose Gomes Oliveira,Simone Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de Carvalho,Maria Alice Pessanha de Garcia,Margareth Rose Gomes Oliveira,Simone Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Família Diário reflexivo Trabalho pedagógico em saúde Antropologia cultural Portfólio reflexivo |
topic |
Saúde da Família Diário reflexivo Trabalho pedagógico em saúde Antropologia cultural Portfólio reflexivo |
description |
O diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832013005000001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.44 2013 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520283234304 |