A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho,Maria Alice Pessanha de, Garcia,Margareth Rose Gomes, Oliveira,Simone Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016
Resumo: O diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário.
id UNESP-8_c0934e27e00aac97f0fc1c617f93aef0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832013000100016
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da famíliaSaúde da FamíliaDiário reflexivoTrabalho pedagógico em saúdeAntropologia culturalPortfólio reflexivoO diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário.UNESP2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.44 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000001info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Filipe Guterres Venancio Costa deCarvalho,Maria Alice Pessanha deGarcia,Margareth Rose GomesOliveira,Simone Santospor2013-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000100016Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-05-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
title A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
spellingShingle A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de
Saúde da Família
Diário reflexivo
Trabalho pedagógico em saúde
Antropologia cultural
Portfólio reflexivo
title_short A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
title_full A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
title_fullStr A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
title_full_unstemmed A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
title_sort A experiência dos diários reflexivos no processo formativo de uma residência multiprofissonal em saúde da família
author Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de
author_facet Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de
Carvalho,Maria Alice Pessanha de
Garcia,Margareth Rose Gomes
Oliveira,Simone Santos
author_role author
author2 Carvalho,Maria Alice Pessanha de
Garcia,Margareth Rose Gomes
Oliveira,Simone Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Filipe Guterres Venancio Costa de
Carvalho,Maria Alice Pessanha de
Garcia,Margareth Rose Gomes
Oliveira,Simone Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Família
Diário reflexivo
Trabalho pedagógico em saúde
Antropologia cultural
Portfólio reflexivo
topic Saúde da Família
Diário reflexivo
Trabalho pedagógico em saúde
Antropologia cultural
Portfólio reflexivo
description O diário reflexivo foi adotado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Durante dois anos acompanhamos uma equipe multiprofissional de três residentes em um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando compreender as origens do instrumento no diário de campo da antropologia e no portfólio reflexivo da educação. O instrumento mostrou-se eficaz, possibilitando acompanhar as atividades práticas e a atuação das equipes e fornecendo subsídios para avaliação dos estudantes como recurso para a reformulação da prática; também propicia o desenvolvimento dos princípios éticos e da relação para com os indivíduos e comunidade. No momento em que os alunos se viram diante do desafio de enfrentar a realidade, o dia a dia da comunidade, ficou clara a importância do Diário.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013005000001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.44 2013
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520283234304