No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schraiber,Lilia Blima
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200009
Resumo: A autora objetiva discutir a participação da educação médica, ao assumir a ética como sua questão, na atual crise da medicina. Caracterizando a ética e a técnica como dimensões consubstanciais da prática médica, elege o julgamento clínico e o âmbito prático da ação como esferas mais apropriadas para exame. Evidencia a inseparabilidade daquelas dimensões, ao mostrar a presença do que chama "os contrários surpreendentes" no trabalho médico, entre eles, a arte e a ciência. Caracteriza então este trabalho, como situação de "conflito de deveres", examinando sua qualificação de "ato difícil". Discute o apelo à ética, próprio desta situação, inscrevendo-a na técnica e conclui que esta inscrição ampara a intervenção, da perspectiva humana e social. A tomada da decisão em bases contrárias burocratiza a técnica, alienando o médico da responsabilização social de seu ato. Por tudo isso, adverte que a educação médica deve considerar a inclusão da problemática ética de duas perspectivas aliadas: como disciplina e como exercício prático.
id UNESP-8_c996e43f6b3c894cfe920c69d2ed9238
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32831997000200009
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicinaMedicinaeducação médicaética médicajulgamentoprática profissionalA autora objetiva discutir a participação da educação médica, ao assumir a ética como sua questão, na atual crise da medicina. Caracterizando a ética e a técnica como dimensões consubstanciais da prática médica, elege o julgamento clínico e o âmbito prático da ação como esferas mais apropriadas para exame. Evidencia a inseparabilidade daquelas dimensões, ao mostrar a presença do que chama "os contrários surpreendentes" no trabalho médico, entre eles, a arte e a ciência. Caracteriza então este trabalho, como situação de "conflito de deveres", examinando sua qualificação de "ato difícil". Discute o apelo à ética, próprio desta situação, inscrevendo-a na técnica e conclui que esta inscrição ampara a intervenção, da perspectiva humana e social. A tomada da decisão em bases contrárias burocratiza a técnica, alienando o médico da responsabilização social de seu ato. Por tudo isso, adverte que a educação médica deve considerar a inclusão da problemática ética de duas perspectivas aliadas: como disciplina e como exercício prático.UNESP1997-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200009Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.1 n.1 1997reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32831997000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSchraiber,Lilia Blimapor2013-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32831997000200009Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-07-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
title No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
spellingShingle No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
Schraiber,Lilia Blima
Medicina
educação médica
ética médica
julgamento
prática profissional
title_short No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
title_full No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
title_fullStr No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
title_full_unstemmed No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
title_sort No encontro da técnica com a ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina
author Schraiber,Lilia Blima
author_facet Schraiber,Lilia Blima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schraiber,Lilia Blima
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina
educação médica
ética médica
julgamento
prática profissional
topic Medicina
educação médica
ética médica
julgamento
prática profissional
description A autora objetiva discutir a participação da educação médica, ao assumir a ética como sua questão, na atual crise da medicina. Caracterizando a ética e a técnica como dimensões consubstanciais da prática médica, elege o julgamento clínico e o âmbito prático da ação como esferas mais apropriadas para exame. Evidencia a inseparabilidade daquelas dimensões, ao mostrar a presença do que chama "os contrários surpreendentes" no trabalho médico, entre eles, a arte e a ciência. Caracteriza então este trabalho, como situação de "conflito de deveres", examinando sua qualificação de "ato difícil". Discute o apelo à ética, próprio desta situação, inscrevendo-a na técnica e conclui que esta inscrição ampara a intervenção, da perspectiva humana e social. A tomada da decisão em bases contrárias burocratiza a técnica, alienando o médico da responsabilização social de seu ato. Por tudo isso, adverte que a educação médica deve considerar a inclusão da problemática ética de duas perspectivas aliadas: como disciplina e como exercício prático.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831997000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32831997000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.1 n.1 1997
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516343734272