A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218 |
Resumo: | Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção. |
id |
UNESP-8_cd7c93a8fad9c0c5c4d63354d2f13298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832019000100218 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discenteAvaliaçãoEducação médicaPortfólioNa Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.170348info:eu-repo/semantics/openAccessNery,Nathalia de Moraes LebeisBaracat,Emilio Carlos EliasBicudo,Angélica Mariapor2019-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100218Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-03-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
title |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
spellingShingle |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente Nery,Nathalia de Moraes Lebeis Avaliação Educação médica Portfólio |
title_short |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
title_full |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
title_fullStr |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
title_full_unstemmed |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
title_sort |
A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente |
author |
Nery,Nathalia de Moraes Lebeis |
author_facet |
Nery,Nathalia de Moraes Lebeis Baracat,Emilio Carlos Elias Bicudo,Angélica Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baracat,Emilio Carlos Elias Bicudo,Angélica Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery,Nathalia de Moraes Lebeis Baracat,Emilio Carlos Elias Bicudo,Angélica Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educação médica Portfólio |
topic |
Avaliação Educação médica Portfólio |
description |
Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.170348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523730952192 |