A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery,Nathalia de Moraes Lebeis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baracat,Emilio Carlos Elias, Bicudo,Angélica Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218
Resumo: Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.
id UNESP-8_cd7c93a8fad9c0c5c4d63354d2f13298
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832019000100218
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discenteAvaliaçãoEducação médicaPortfólioNa Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.170348info:eu-repo/semantics/openAccessNery,Nathalia de Moraes LebeisBaracat,Emilio Carlos EliasBicudo,Angélica Mariapor2019-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100218Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-03-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
title A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
spellingShingle A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
Nery,Nathalia de Moraes Lebeis
Avaliação
Educação médica
Portfólio
title_short A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
title_full A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
title_fullStr A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
title_full_unstemmed A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
title_sort A heterogeneidade na correção dos portfólios no curso de Medicina: percepção discente
author Nery,Nathalia de Moraes Lebeis
author_facet Nery,Nathalia de Moraes Lebeis
Baracat,Emilio Carlos Elias
Bicudo,Angélica Maria
author_role author
author2 Baracat,Emilio Carlos Elias
Bicudo,Angélica Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery,Nathalia de Moraes Lebeis
Baracat,Emilio Carlos Elias
Bicudo,Angélica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação médica
Portfólio
topic Avaliação
Educação médica
Portfólio
description Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o portfólio foi implementado no Curso de Medicina em 2001, – é desenvolvido no quarto ano, quando os discentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Cada portfólio é corrigido por um docente, e, após as considerações necessárias de cada tópico, atribui-se uma nota. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos discentes sobre a correção do portfólio pelo grupo docente. Trata-se de um estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Foram realizadas 31 entrevistas semiestruturadas, após a devolutiva dos portfólios. Os dados foram consolidados utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os alunos consideraram que a avaliação por meio do portfólio necessita ser aprimorada com definição clara dos critérios de correção. Na percepção discente, destaca-se a heterogeneidade e a subjetividade dos docentes nessa correção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.170348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523730952192