Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300003 |
Resumo: | Em toda a história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) há um razoável investimento na educação para o setor. No entanto, gestores e trabalhadores da saúde constatam que o investimento em programas educacionais não tem se convertido em mudança das práticas de cuidado. Partindo do pressuposto de que educação pode ser dispositivo de mudança, sugere-se que práticas pedagógicas direcionem a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado. Assim, propõe-se trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações. Este trabalho revela a gestão do SUS e seus fluxos de educação permanente, constituindo o foco da "microgestão" para pensar no contexto sobre o qual se estruturam os diversos cenários de produção do cuidado, tratando-os como unidades de produção pedagógica, onde seria possível desenvolver metodologias educacionais vinculadas a uma idéia geral de educação permanente em saúde. |
id |
UNESP-8_cd998d605a6ba16d31ed982eec84f6f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832007000300003 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no BrasilProdução do cuidadoEducação permanenteGestão da saúdeSubjetividadeSistema de saúdeEm toda a história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) há um razoável investimento na educação para o setor. No entanto, gestores e trabalhadores da saúde constatam que o investimento em programas educacionais não tem se convertido em mudança das práticas de cuidado. Partindo do pressuposto de que educação pode ser dispositivo de mudança, sugere-se que práticas pedagógicas direcionem a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado. Assim, propõe-se trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações. Este trabalho revela a gestão do SUS e seus fluxos de educação permanente, constituindo o foco da "microgestão" para pensar no contexto sobre o qual se estruturam os diversos cenários de produção do cuidado, tratando-os como unidades de produção pedagógica, onde seria possível desenvolver metodologias educacionais vinculadas a uma idéia geral de educação permanente em saúde.UNESP2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Túlio Batistapor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832007000300003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
title |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
spellingShingle |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil Franco,Túlio Batista Produção do cuidado Educação permanente Gestão da saúde Subjetividade Sistema de saúde |
title_short |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
title_full |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
title_fullStr |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
title_full_unstemmed |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
title_sort |
Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil |
author |
Franco,Túlio Batista |
author_facet |
Franco,Túlio Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco,Túlio Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção do cuidado Educação permanente Gestão da saúde Subjetividade Sistema de saúde |
topic |
Produção do cuidado Educação permanente Gestão da saúde Subjetividade Sistema de saúde |
description |
Em toda a história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) há um razoável investimento na educação para o setor. No entanto, gestores e trabalhadores da saúde constatam que o investimento em programas educacionais não tem se convertido em mudança das práticas de cuidado. Partindo do pressuposto de que educação pode ser dispositivo de mudança, sugere-se que práticas pedagógicas direcionem a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado. Assim, propõe-se trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações. Este trabalho revela a gestão do SUS e seus fluxos de educação permanente, constituindo o foco da "microgestão" para pensar no contexto sobre o qual se estruturam os diversos cenários de produção do cuidado, tratando-os como unidades de produção pedagógica, onde seria possível desenvolver metodologias educacionais vinculadas a uma idéia geral de educação permanente em saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832007000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.11 n.23 2007 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517704785920 |