Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100021 |
Resumo: | Discute-se uma experiência, na forma de Oficinas de Atividades, com jovens de uma escola pública. Trata-se de ações que decorrem de atividades de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas, fundamentadas na defesa de direitos que compõem a cidadania. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social e da educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, as Oficinas de Atividades têm se constituído como uma tecnologia social de aproximação, (re)construção de projetos e ampliação de redes de suporte junto a jovens advindos de grupos populares urbanos em situação de vulnerabilidade social. O acúmulo dessas experiências tem nos oferecido subsídios para a discussão acerca da implantação desses dispositivos nos espaços da educação formal, com vistas à construção de propostas socieoeducativas fundadas em bases democráticas que carregam um movimento de tensionamento do ordenamento vigente, contribuindo para o enfrentamento de problemáticas sociais contemporâneas. |
id |
UNESP-8_da10c31a6c7ac3fb129b470f866a22db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832011000100021 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacionalJuventudeCidadania e direitosEducaçãoTerapia OcupacionalTecnologias sociaisDiscute-se uma experiência, na forma de Oficinas de Atividades, com jovens de uma escola pública. Trata-se de ações que decorrem de atividades de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas, fundamentadas na defesa de direitos que compõem a cidadania. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social e da educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, as Oficinas de Atividades têm se constituído como uma tecnologia social de aproximação, (re)construção de projetos e ampliação de redes de suporte junto a jovens advindos de grupos populares urbanos em situação de vulnerabilidade social. O acúmulo dessas experiências tem nos oferecido subsídios para a discussão acerca da implantação desses dispositivos nos espaços da educação formal, com vistas à construção de propostas socieoeducativas fundadas em bases democráticas que carregam um movimento de tensionamento do ordenamento vigente, contribuindo para o enfrentamento de problemáticas sociais contemporâneas.UNESP2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.36 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832011000100021info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Roseli EsquerdoBorba,Patrícia Leme de OliveiraTrajber,Natalia Keller de AlmeidaSilva,Carla ReginaCuel,Brena Talitapor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000100021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2011-03-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
title |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
spellingShingle |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional Lopes,Roseli Esquerdo Juventude Cidadania e direitos Educação Terapia Ocupacional Tecnologias sociais |
title_short |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
title_full |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
title_fullStr |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
title_full_unstemmed |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
title_sort |
Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional |
author |
Lopes,Roseli Esquerdo |
author_facet |
Lopes,Roseli Esquerdo Borba,Patrícia Leme de Oliveira Trajber,Natalia Keller de Almeida Silva,Carla Regina Cuel,Brena Talita |
author_role |
author |
author2 |
Borba,Patrícia Leme de Oliveira Trajber,Natalia Keller de Almeida Silva,Carla Regina Cuel,Brena Talita |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes,Roseli Esquerdo Borba,Patrícia Leme de Oliveira Trajber,Natalia Keller de Almeida Silva,Carla Regina Cuel,Brena Talita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Cidadania e direitos Educação Terapia Ocupacional Tecnologias sociais |
topic |
Juventude Cidadania e direitos Educação Terapia Ocupacional Tecnologias sociais |
description |
Discute-se uma experiência, na forma de Oficinas de Atividades, com jovens de uma escola pública. Trata-se de ações que decorrem de atividades de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas, fundamentadas na defesa de direitos que compõem a cidadania. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social e da educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, as Oficinas de Atividades têm se constituído como uma tecnologia social de aproximação, (re)construção de projetos e ampliação de redes de suporte junto a jovens advindos de grupos populares urbanos em situação de vulnerabilidade social. O acúmulo dessas experiências tem nos oferecido subsídios para a discussão acerca da implantação desses dispositivos nos espaços da educação formal, com vistas à construção de propostas socieoeducativas fundadas em bases democráticas que carregam um movimento de tensionamento do ordenamento vigente, contribuindo para o enfrentamento de problemáticas sociais contemporâneas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832011000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.36 2011 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518871851008 |