Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100282 |
Resumo: | A cultura da avaliação caracteriza-se como importante dispositivo de controle contemporâneo. Na educação superior, a lógica produtivista é apenas mais uma expressão da ubiquidade das práticas neoliberais, que engendram modos de subjetivação e capturas em espaços que deveriam resguardar possibilidades de resistência. A partir da noção foucaultiana de ética, este artigo aborda experiências de estudantes de pós-graduação em relação ao que chamamos de moral produtivista neoliberal no contexto acadêmico. Apresentam-se fragmentos de uma pesquisa-intervenção, que incluiu entrevistas semiestruturadas e oficinas de fotografia com dez estudantes de cinco programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Os resultados apontam para a sujeição a uma moral produtivista no contexto acadêmico e para formas de questionamento e resistência que se articulam nas relações dos sujeitos consigo mesmos, deixando entrever também o sofrimento dos pós-graduandos que, com altos níveis de produtividade, são considerados cases de sucesso. |
id |
UNESP-8_eef9246b5104b800f5624ea716843ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832019000100282 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileirosProdutivismo acadêmicoAvaliação dda educação superiorFormação em pesquisaOficinas de fotografiaA cultura da avaliação caracteriza-se como importante dispositivo de controle contemporâneo. Na educação superior, a lógica produtivista é apenas mais uma expressão da ubiquidade das práticas neoliberais, que engendram modos de subjetivação e capturas em espaços que deveriam resguardar possibilidades de resistência. A partir da noção foucaultiana de ética, este artigo aborda experiências de estudantes de pós-graduação em relação ao que chamamos de moral produtivista neoliberal no contexto acadêmico. Apresentam-se fragmentos de uma pesquisa-intervenção, que incluiu entrevistas semiestruturadas e oficinas de fotografia com dez estudantes de cinco programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Os resultados apontam para a sujeição a uma moral produtivista no contexto acadêmico e para formas de questionamento e resistência que se articulam nas relações dos sujeitos consigo mesmos, deixando entrever também o sofrimento dos pós-graduandos que, com altos níveis de produtividade, são considerados cases de sucesso.UNESP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100282Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.180734info:eu-repo/semantics/openAccessMaurente,Vanessa Soarespor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832019000100282Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
title |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
spellingShingle |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros Maurente,Vanessa Soares Produtivismo acadêmico Avaliação dda educação superior Formação em pesquisa Oficinas de fotografia |
title_short |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
title_full |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
title_fullStr |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
title_full_unstemmed |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
title_sort |
Neoliberalismo, ética e produtividade acadêmica: subjetivação e resistência em programas de pós-graduação brasileiros |
author |
Maurente,Vanessa Soares |
author_facet |
Maurente,Vanessa Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maurente,Vanessa Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtivismo acadêmico Avaliação dda educação superior Formação em pesquisa Oficinas de fotografia |
topic |
Produtivismo acadêmico Avaliação dda educação superior Formação em pesquisa Oficinas de fotografia |
description |
A cultura da avaliação caracteriza-se como importante dispositivo de controle contemporâneo. Na educação superior, a lógica produtivista é apenas mais uma expressão da ubiquidade das práticas neoliberais, que engendram modos de subjetivação e capturas em espaços que deveriam resguardar possibilidades de resistência. A partir da noção foucaultiana de ética, este artigo aborda experiências de estudantes de pós-graduação em relação ao que chamamos de moral produtivista neoliberal no contexto acadêmico. Apresentam-se fragmentos de uma pesquisa-intervenção, que incluiu entrevistas semiestruturadas e oficinas de fotografia com dez estudantes de cinco programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Os resultados apontam para a sujeição a uma moral produtivista no contexto acadêmico e para formas de questionamento e resistência que se articulam nas relações dos sujeitos consigo mesmos, deixando entrever também o sofrimento dos pós-graduandos que, com altos níveis de produtividade, são considerados cases de sucesso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100282 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.180734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.23 2019 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523822178304 |