Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização. |
id |
UNESP-8_f66ae2b17bebd58b6ec117b1bb214203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832014000100139 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúdeLiteraturaHumanizaçãoEducação em saúdeEste artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0708info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Carina CamiloGuzman,Soemis MartinezBenedetto,Maria Auxiliadora Craice DeGallian,Dante Marcello Claramontepor2014-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000100139Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
spellingShingle |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde Lima,Carina Camilo Literatura Humanização Educação em saúde |
title_short |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_full |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_fullStr |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_full_unstemmed |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
title_sort |
Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde |
author |
Lima,Carina Camilo |
author_facet |
Lima,Carina Camilo Guzman,Soemis Martinez Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Gallian,Dante Marcello Claramonte |
author_role |
author |
author2 |
Guzman,Soemis Martinez Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Gallian,Dante Marcello Claramonte |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Carina Camilo Guzman,Soemis Martinez Benedetto,Maria Auxiliadora Craice De Gallian,Dante Marcello Claramonte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Humanização Educação em saúde |
topic |
Literatura Humanização Educação em saúde |
description |
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo foi verificar os benefícios da inclusão do Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como disciplina eletiva para a promoção da humanização no contexto de graduandos da área da saúde (Medicina e Enfermagem). A disciplina foi enfocada na reflexão a partir da leitura de clássicos da literatura. Foram adotados métodos qualitativos fundamentados na Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados apontaram para a ideia de que a literatura propicia a deflagração de “acontecimentos interpelativos”, ou seja, momentos de autorreflexão capazes de tocar o educando a ponto de que mudanças de visão e atitudes se incorporem naturalmente ao seu dia a dia, promovendo a humanização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622013.0708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520338808832 |