O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Carla Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Todaro,Mônica de Ávila, Batista,Cássia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266
Resumo: A educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso.
id UNESP-8_fbeb2bd99efbb0b1ae5b81b9dcf481d0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100266
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidadoEducação médicaSaúde do idosoEnsino superiorCurrículoA educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200715info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Carla CristinaTodaro,Mônica de ÁvilaBatista,Cássia Beatrizpor2021-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100266Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
title O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
spellingShingle O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
Rodrigues,Carla Cristina
Educação médica
Saúde do idoso
Ensino superior
Currículo
title_short O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
title_full O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
title_fullStr O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
title_full_unstemmed O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
title_sort O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
author Rodrigues,Carla Cristina
author_facet Rodrigues,Carla Cristina
Todaro,Mônica de Ávila
Batista,Cássia Beatriz
author_role author
author2 Todaro,Mônica de Ávila
Batista,Cássia Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Carla Cristina
Todaro,Mônica de Ávila
Batista,Cássia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Saúde do idoso
Ensino superior
Currículo
topic Educação médica
Saúde do idoso
Ensino superior
Currículo
description A educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524942057472