O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266 |
Resumo: | A educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso. |
id |
UNESP-8_fbeb2bd99efbb0b1ae5b81b9dcf481d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000100266 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidadoEducação médicaSaúde do idosoEnsino superiorCurrículoA educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200715info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Carla CristinaTodaro,Mônica de ÁvilaBatista,Cássia Beatrizpor2021-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100266Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
title |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
spellingShingle |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado Rodrigues,Carla Cristina Educação médica Saúde do idoso Ensino superior Currículo |
title_short |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
title_full |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
title_fullStr |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
title_full_unstemmed |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
title_sort |
O ensino da saúde do idoso no curso médico: os desafios na formação para o cuidado |
author |
Rodrigues,Carla Cristina |
author_facet |
Rodrigues,Carla Cristina Todaro,Mônica de Ávila Batista,Cássia Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Todaro,Mônica de Ávila Batista,Cássia Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Carla Cristina Todaro,Mônica de Ávila Batista,Cássia Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Saúde do idoso Ensino superior Currículo |
topic |
Educação médica Saúde do idoso Ensino superior Currículo |
description |
A educação médica tem sido tensionada por diferentes modelos, que podem mobilizar conhecimentos essencialmente biomédicos ou também de ordem psicossocial. O presente artigo busca abordar como tais conhecimentos se relacionam com o ensino da saúde do idoso na disciplina Cuidado Integral à Saúde do Idoso, do curso médico de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, na qual foram feitas observações de aulas teóricas e práticas, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as aulas teóricas não se orientam por meio dos cenários de práticas, e esses, por sua vez, demonstram potencial em apresentar aos estudantes a complexidade do processo saúde-doença. Por fim, as relações teoria-prática, escola-serviço e seus modelos de atenção são desafios na formação médica para o cuidado integral com o idoso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524942057472 |