A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gladiston dos Anjos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501
Resumo: No artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber.
id UNESPAR_107ae145e0c7538d2f38c217a31bd017
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5501
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em MatemáticaNo artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/550110.33871/nupem.v8i15.153Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-992176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501/3529Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gladiston dos AnjosSantos, Cintia Aparecida Bento dos2022-06-02T22:08:23Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5501Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:23Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
title A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
spellingShingle A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
Almeida, Gladiston dos Anjos
title_short A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
title_full A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
title_fullStr A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
title_sort A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
author Almeida, Gladiston dos Anjos
author_facet Almeida, Gladiston dos Anjos
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author_role author
author2 Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gladiston dos Anjos
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
description No artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501
10.33871/nupem.v8i15.153
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v8i15.153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501/3529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99
Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99
Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838754021867520