A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501 |
Resumo: | No artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber. |
id |
UNESPAR_107ae145e0c7538d2f38c217a31bd017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5501 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em MatemáticaNo artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/550110.33871/nupem.v8i15.153Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-992176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501/3529Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gladiston dos AnjosSantos, Cintia Aparecida Bento dos2022-06-02T22:08:23Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5501Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:23Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
title |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática Almeida, Gladiston dos Anjos |
title_short |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
title_full |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
title_sort |
A teoria antropológica do didático como um referencial teórico de análise das práticas formativas na licenciatura em Matemática |
author |
Almeida, Gladiston dos Anjos |
author_facet |
Almeida, Gladiston dos Anjos Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Gladiston dos Anjos Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
description |
No artigo temos por objetivo enfocar a importância da Teoria Antropológica do Didático como um modelo teórico de análise das atividades matemáticas nasinstituições formadoras de professores, e com isso, buscamos conjecturar abertura para se (re)pensar as práticas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática como um projeto educacional, político e social respaldado numa perspectiva antropológica da cognição matemática ao tomarmos o estudo da matemática como uma práxis que envolve a transformação/assimilação e/ou construção/apropriação desse saber. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501 10.33871/nupem.v8i15.153 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v8i15.153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5501/3529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gladiston dos Anjos Almeida, Cintia Aparecida Bento dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99 Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99 Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 87-99 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838754021867520 |