Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Fernando Temporini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5340
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.
id UNESPAR_1153841d43b7d537e024e44ab5b073ba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5340
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar físicaEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/534010.33871/nupem.v4i7.123Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-2152176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5340/3368Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianottohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Fernando TemporiniGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2022-06-02T22:08:15Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5340Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:15Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
title Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
spellingShingle Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
Frederico, Fernando Temporini
title_short Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
title_full Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
title_fullStr Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
title_full_unstemmed Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
title_sort Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
author Frederico, Fernando Temporini
author_facet Frederico, Fernando Temporini
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author_role author
author2 Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Fernando Temporini
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
description Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5340
10.33871/nupem.v4i7.123
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5340
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v4i7.123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5340/3368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215
Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215
Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753665351680