Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Maria da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coqueiro, Valdete dos Santos, Hermann, Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344
Resumo: Este trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor.
id UNESPAR_46b3fb28848935e18c20591be2f05d97
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5344
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino FundamentalEste trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor.Universidade Estadual do Paraná2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/534410.33871/nupem.v4i7.119Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-1312176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344/3372Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermannhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Maria daCoqueiro, Valdete dos SantosHermann, Wellington2022-06-02T22:08:16Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5344Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:16Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
title Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
spellingShingle Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
Silva, Fernanda Maria da
title_short Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
title_full Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
title_fullStr Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
title_sort Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
author Silva, Fernanda Maria da
author_facet Silva, Fernanda Maria da
Coqueiro, Valdete dos Santos
Hermann, Wellington
author_role author
author2 Coqueiro, Valdete dos Santos
Hermann, Wellington
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Maria da
Coqueiro, Valdete dos Santos
Hermann, Wellington
description Este trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344
10.33871/nupem.v4i7.119
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v4i7.119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344/3372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131
Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131
Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753671643136