Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor. |
id |
UNESPAR_46b3fb28848935e18c20591be2f05d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5344 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino FundamentalEste trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor.Universidade Estadual do Paraná2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/534410.33871/nupem.v4i7.119Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-1312176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344/3372Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermannhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Maria daCoqueiro, Valdete dos SantosHermann, Wellington2022-06-02T22:08:16Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5344Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:16Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
title |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental Silva, Fernanda Maria da |
title_short |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
title_full |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
title_sort |
Os jogos e a multiplicação – uma possível alternativa metodológica para o ensino da tabuada em quartas séries do Ensino Fundamental |
author |
Silva, Fernanda Maria da |
author_facet |
Silva, Fernanda Maria da Coqueiro, Valdete dos Santos Hermann, Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Coqueiro, Valdete dos Santos Hermann, Wellington |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Maria da Coqueiro, Valdete dos Santos Hermann, Wellington |
description |
Este trabalho é parte de um projeto maior envolvendo a utilização dos materiais didáticos do Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, como estratégias de ensino. Tal trabalho foi realizado com duas turmas de quarta série de uma Escola Municipal da cidade de Campo Mourão e aqui será abordada apenas a parte referente ao jogo Adivinhe a Multiplicação. O objetivo deste trabalho é analisar e discutir como tal jogo pode auxiliar na aprendizagem ou na memorização da tabuada. Ao final, percebeu-se que além de criar um contexto para multiplicações como as realizadas na tabuada o jogo pode fornecer um feedback para a avaliação do professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344 10.33871/nupem.v4i7.119 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v4i7.119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5344/3372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernanda Maria da Silva, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131 Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131 Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 121-131 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753671643136 |