A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5393 |
Resumo: | O objetivo central deste estudo, realizado com alunos de 12/14 anos, foi de avaliar a importância de um trabalho de produção textual colaborativo de escrita e reescrita, ambos realizados em grupo. Além de proporcionar aos alunos, pela primeira vez, uma experiência em grupo desta natureza, também foi abordada a problematização da viabilidade e/ou proficuidade de um trabalho deste tipo. O trabalho de escrita incidiu sobre o gênero textual “artigo de opinião”. Após a descrição do desenho do trabalho realizado, apresentamos a análise feita dos textos iniciais e reescritos pelos alunos, assim como algumas reflexões concernentes às implicações deste tipo de trabalho nos moldes colaborativos. |
id |
UNESPAR_610814e63d805fb5455b0a51d42a2a15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5393 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de línguaO objetivo central deste estudo, realizado com alunos de 12/14 anos, foi de avaliar a importância de um trabalho de produção textual colaborativo de escrita e reescrita, ambos realizados em grupo. Além de proporcionar aos alunos, pela primeira vez, uma experiência em grupo desta natureza, também foi abordada a problematização da viabilidade e/ou proficuidade de um trabalho deste tipo. O trabalho de escrita incidiu sobre o gênero textual “artigo de opinião”. Após a descrição do desenho do trabalho realizado, apresentamos a análise feita dos textos iniciais e reescritos pelos alunos, assim como algumas reflexões concernentes às implicações deste tipo de trabalho nos moldes colaborativos. Universidade Estadual do Paraná2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/539310.33871/nupem.v6i10.222Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-153Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-153Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-1532176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5393/3421Copyright (c) 2017 Luciana Graça, Luísa Álvares Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGraça, LucianaPereira, Luísa Álvares2022-06-02T22:08:18Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5393Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:18Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
title |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
spellingShingle |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua Graça, Luciana |
title_short |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
title_full |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
title_fullStr |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
title_full_unstemmed |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
title_sort |
A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua |
author |
Graça, Luciana |
author_facet |
Graça, Luciana Pereira, Luísa Álvares |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luísa Álvares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Luciana Pereira, Luísa Álvares |
description |
O objetivo central deste estudo, realizado com alunos de 12/14 anos, foi de avaliar a importância de um trabalho de produção textual colaborativo de escrita e reescrita, ambos realizados em grupo. Além de proporcionar aos alunos, pela primeira vez, uma experiência em grupo desta natureza, também foi abordada a problematização da viabilidade e/ou proficuidade de um trabalho deste tipo. O trabalho de escrita incidiu sobre o gênero textual “artigo de opinião”. Após a descrição do desenho do trabalho realizado, apresentamos a análise feita dos textos iniciais e reescritos pelos alunos, assim como algumas reflexões concernentes às implicações deste tipo de trabalho nos moldes colaborativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5393 10.33871/nupem.v6i10.222 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5393 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v6i10.222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5393/3421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luciana Graça, Luísa Álvares Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 6 No. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-153 Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-153 Revista NUPEM; v. 6 n. 10 (2014): Dossiê: História, ensino e juventudes; 139-153 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753726169088 |