A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual. |
id |
UFGD-4_9966c8f3ad8f31bb1b099f803e8b9f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3944 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de línguaEscrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944Raído; v. 9 n. 18 (2015); 59-841984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944/2204Bedran, Patrícia Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:29:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3944Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:29:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
title |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
spellingShingle |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua Bedran, Patrícia Fabiana Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores. |
title_short |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
title_full |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
title_fullStr |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
title_full_unstemmed |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
title_sort |
A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua |
author |
Bedran, Patrícia Fabiana |
author_facet |
Bedran, Patrícia Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedran, Patrícia Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores. |
topic |
Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores. |
description |
Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944/2204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 9 n. 18 (2015); 59-84 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389431246848 |