É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falsarella, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5313
Resumo: A educação escolar pública brasileira apresenta problemas crônicos, de difícil e demorada solução. Não faltam debates sobre eles, nem a indicação de culpados. Análises fragmentadas e reducionistas sobre a baixa efetividade da educação têm apontado, sucessivamente, fatores como o descaso dos governos, currículos mal elaborados e desatualizados, o descompromisso dos professores e a falta de participação das famílias. Entrando no século XXI, a crítica mais contundente se localiza na má formação dos professores, cuja culpa caberia às universidades, mormente as grandes universidades comerciais privadas, que suprem a demanda de formação superior – conforme exigência da LDB – da maior parte do professores. O que debatemos neste texto é que, mais uma vez, é feita uma análise parcial dos problemas da educação escolar brasileira e, como tal, não levará a soluções efetivas.
id UNESPAR_6f89e397a33d6217638364fdeda1170e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5313
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?A educação escolar pública brasileira apresenta problemas crônicos, de difícil e demorada solução. Não faltam debates sobre eles, nem a indicação de culpados. Análises fragmentadas e reducionistas sobre a baixa efetividade da educação têm apontado, sucessivamente, fatores como o descaso dos governos, currículos mal elaborados e desatualizados, o descompromisso dos professores e a falta de participação das famílias. Entrando no século XXI, a crítica mais contundente se localiza na má formação dos professores, cuja culpa caberia às universidades, mormente as grandes universidades comerciais privadas, que suprem a demanda de formação superior – conforme exigência da LDB – da maior parte do professores. O que debatemos neste texto é que, mais uma vez, é feita uma análise parcial dos problemas da educação escolar brasileira e, como tal, não levará a soluções efetivas.Universidade Estadual do Paraná2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/531310.33871/nupem.v3i5.80Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-60Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-60Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-602176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5313/3341Copyright (c) 2017 Ana Maria Falsarellahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalsarella, Ana Maria2022-06-02T22:08:14Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5313Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:14Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
title É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
spellingShingle É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
Falsarella, Ana Maria
title_short É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
title_full É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
title_fullStr É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
title_full_unstemmed É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
title_sort É possível formar bons professores nos cursos de Pedagogia?
author Falsarella, Ana Maria
author_facet Falsarella, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falsarella, Ana Maria
description A educação escolar pública brasileira apresenta problemas crônicos, de difícil e demorada solução. Não faltam debates sobre eles, nem a indicação de culpados. Análises fragmentadas e reducionistas sobre a baixa efetividade da educação têm apontado, sucessivamente, fatores como o descaso dos governos, currículos mal elaborados e desatualizados, o descompromisso dos professores e a falta de participação das famílias. Entrando no século XXI, a crítica mais contundente se localiza na má formação dos professores, cuja culpa caberia às universidades, mormente as grandes universidades comerciais privadas, que suprem a demanda de formação superior – conforme exigência da LDB – da maior parte do professores. O que debatemos neste texto é que, mais uma vez, é feita uma análise parcial dos problemas da educação escolar brasileira e, como tal, não levará a soluções efetivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5313
10.33871/nupem.v3i5.80
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5313
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v3i5.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5313/3341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Maria Falsarella
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Maria Falsarella
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-60
Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-60
Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 39-60
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753637040128