A alteridade na educação: noção em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molar, Jonathan Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5312
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo uma dupla tarefa – a construção/significação da noção de alteridade e, a partir disso, contextualizá-la na contemporaneidade para o entendimento de sua importância, especificamente, na área educacional. Pois, a constituição do mundo moderno, ou como preferem alguns teóricos, pós-moderno, no qual a globalização apresenta para a sociedade uma convivência nem sempre pacífica entre os grupos, faz da alteridade palavra-chave. Assim sendo, a escola torna-se uma das instituições mediadora desses conflitos, aprofundando a ideia da diferença dentro e fora de seus muros, contudo, em seu cotidiano há obstáculos e desafios a serem vencidos, os quais entram em discussão pela sociedade acadêmica e civil.  
id UNESPAR_bf2ad9ed9347035e098a7b9d81773626
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5312
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A alteridade na educação: noção em construçãoO presente trabalho tem por objetivo uma dupla tarefa – a construção/significação da noção de alteridade e, a partir disso, contextualizá-la na contemporaneidade para o entendimento de sua importância, especificamente, na área educacional. Pois, a constituição do mundo moderno, ou como preferem alguns teóricos, pós-moderno, no qual a globalização apresenta para a sociedade uma convivência nem sempre pacífica entre os grupos, faz da alteridade palavra-chave. Assim sendo, a escola torna-se uma das instituições mediadora desses conflitos, aprofundando a ideia da diferença dentro e fora de seus muros, contudo, em seu cotidiano há obstáculos e desafios a serem vencidos, os quais entram em discussão pela sociedade acadêmica e civil.  Universidade Estadual do Paraná2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/531210.33871/nupem.v3i5.81Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-72Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-72Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-722176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5312/3340Copyright (c) 2017 Jonathan Oliveira Molarhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolar, Jonathan Oliveira2022-06-02T22:08:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5312Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:14Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A alteridade na educação: noção em construção
title A alteridade na educação: noção em construção
spellingShingle A alteridade na educação: noção em construção
Molar, Jonathan Oliveira
title_short A alteridade na educação: noção em construção
title_full A alteridade na educação: noção em construção
title_fullStr A alteridade na educação: noção em construção
title_full_unstemmed A alteridade na educação: noção em construção
title_sort A alteridade na educação: noção em construção
author Molar, Jonathan Oliveira
author_facet Molar, Jonathan Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molar, Jonathan Oliveira
description O presente trabalho tem por objetivo uma dupla tarefa – a construção/significação da noção de alteridade e, a partir disso, contextualizá-la na contemporaneidade para o entendimento de sua importância, especificamente, na área educacional. Pois, a constituição do mundo moderno, ou como preferem alguns teóricos, pós-moderno, no qual a globalização apresenta para a sociedade uma convivência nem sempre pacífica entre os grupos, faz da alteridade palavra-chave. Assim sendo, a escola torna-se uma das instituições mediadora desses conflitos, aprofundando a ideia da diferença dentro e fora de seus muros, contudo, em seu cotidiano há obstáculos e desafios a serem vencidos, os quais entram em discussão pela sociedade acadêmica e civil.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5312
10.33871/nupem.v3i5.81
url https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5312
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v3i5.81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5312/3340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jonathan Oliveira Molar
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jonathan Oliveira Molar
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-72
Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-72
Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 61-72
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com
_version_ 1813087640918949888