Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814
Resumo: O que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado.
id UNESPAR_cfe25126eafdf7cd51a2190458ad424d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4814
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do ContestadoQuien cuenta un cuento, aumenta un punto: responsabilidad social y escritura colaborativa a partir de dibujos infantiles de la Guerra del ContestadoA tale never loses in the telling: social responsibility and collaborative writing based on children’s drawings from the Contestado WarContestado WarChildren’s drawingsPublic historyHistory of the present timeGuerra do ContestadoDesenhos infantisHistória públicaHistória do tempo presenteGuerra del ContestadoDibujos infantilesHistoria públicaHistoria de la actualidadO que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado.¿Qué tienen que decir los niños sobre las experiencias de represión, violencia y muerte en tiempos de guerra y represión política intensificada? Tomando como punto de partida ocho dibujos realizados por niños que viven en uno de los municipios que sirvieron de escenario a la Guerra del Contestado, los invito a reflexionar sobre la escritura colaborativa entre escuela y universidad. Se utilizó la descripción interpretativa como método y como estrategia narrativa del texto. A través de ella se mantiene el compromiso de dar continuidad a lo contado al autor, al mismo tiempo que se busca cruzar este informe con información complementaria disponible en la historiografía y en la documentación sobre el Contestado. El resultado propuesto es una escritura colaborativa que articula un relato de experiencia con análisis de imagen, responsabilidad ética con compromiso social con la memoria e historia de los muertos y remanecientes vivos del Contestado.What do children have to say about experiences of repression, violence, and death in times of war and heightened political repression? Taking as a starting point the eight drawings produced by children who live in one of the cities used on the battlefield during the Contestado War, I invite you to reflect on collaborative writing between school and university. The interpretive description was used as a method and a narrative strategy for the text. Through it, the commitment is maintained to carry forward what was said to the author, at the same time that it aims at comparing this report with complementary information available in the historiography and in the documentation about the Contestado. The proposed result is a collaborative writing that articulates an experience report with image analysis, ethical responsibility, and social commitment with the memory and history of the dead and the living remnants of the Contestado.Universidade Estadual do Paraná2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/481410.33871/nupem.2022.14.33.64-82Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 64-82Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 64-82Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 64-822176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814/4977Copyright (c) 2022 Rogério Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério Rosa2022-09-02T12:18:37Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4814Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-09-02T12:18:37Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
Quien cuenta un cuento, aumenta un punto: responsabilidad social y escritura colaborativa a partir de dibujos infantiles de la Guerra del Contestado
A tale never loses in the telling: social responsibility and collaborative writing based on children’s drawings from the Contestado War
title Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
spellingShingle Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
Rodrigues, Rogério Rosa
Contestado War
Children’s drawings
Public history
History of the present time
Guerra do Contestado
Desenhos infantis
História pública
História do tempo presente
Guerra del Contestado
Dibujos infantiles
Historia pública
Historia de la actualidad
title_short Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
title_full Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
title_fullStr Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
title_full_unstemmed Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
title_sort Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
author Rodrigues, Rogério Rosa
author_facet Rodrigues, Rogério Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Contestado War
Children’s drawings
Public history
History of the present time
Guerra do Contestado
Desenhos infantis
História pública
História do tempo presente
Guerra del Contestado
Dibujos infantiles
Historia pública
Historia de la actualidad
topic Contestado War
Children’s drawings
Public history
History of the present time
Guerra do Contestado
Desenhos infantis
História pública
História do tempo presente
Guerra del Contestado
Dibujos infantiles
Historia pública
Historia de la actualidad
description O que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814
10.33871/nupem.2022.14.33.64-82
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814
identifier_str_mv 10.33871/nupem.2022.14.33.64-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814/4977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rogério Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rogério Rosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 64-82
Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 64-82
Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 64-82
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753278427136