Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814 |
Resumo: | O que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado. |
id |
UNESPAR_cfe25126eafdf7cd51a2190458ad424d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4814 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do ContestadoQuien cuenta un cuento, aumenta un punto: responsabilidad social y escritura colaborativa a partir de dibujos infantiles de la Guerra del ContestadoA tale never loses in the telling: social responsibility and collaborative writing based on children’s drawings from the Contestado WarContestado WarChildren’s drawingsPublic historyHistory of the present timeGuerra do ContestadoDesenhos infantisHistória públicaHistória do tempo presenteGuerra del ContestadoDibujos infantilesHistoria públicaHistoria de la actualidadO que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado.¿Qué tienen que decir los niños sobre las experiencias de represión, violencia y muerte en tiempos de guerra y represión política intensificada? Tomando como punto de partida ocho dibujos realizados por niños que viven en uno de los municipios que sirvieron de escenario a la Guerra del Contestado, los invito a reflexionar sobre la escritura colaborativa entre escuela y universidad. Se utilizó la descripción interpretativa como método y como estrategia narrativa del texto. A través de ella se mantiene el compromiso de dar continuidad a lo contado al autor, al mismo tiempo que se busca cruzar este informe con información complementaria disponible en la historiografía y en la documentación sobre el Contestado. El resultado propuesto es una escritura colaborativa que articula un relato de experiencia con análisis de imagen, responsabilidad ética con compromiso social con la memoria e historia de los muertos y remanecientes vivos del Contestado.What do children have to say about experiences of repression, violence, and death in times of war and heightened political repression? Taking as a starting point the eight drawings produced by children who live in one of the cities used on the battlefield during the Contestado War, I invite you to reflect on collaborative writing between school and university. The interpretive description was used as a method and a narrative strategy for the text. Through it, the commitment is maintained to carry forward what was said to the author, at the same time that it aims at comparing this report with complementary information available in the historiography and in the documentation about the Contestado. The proposed result is a collaborative writing that articulates an experience report with image analysis, ethical responsibility, and social commitment with the memory and history of the dead and the living remnants of the Contestado.Universidade Estadual do Paraná2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/481410.33871/nupem.2022.14.33.64-82Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 64-82Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 64-82Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 64-822176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814/4977Copyright (c) 2022 Rogério Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rogério Rosa2022-09-02T12:18:37Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/4814Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-09-02T12:18:37Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado Quien cuenta un cuento, aumenta un punto: responsabilidad social y escritura colaborativa a partir de dibujos infantiles de la Guerra del Contestado A tale never loses in the telling: social responsibility and collaborative writing based on children’s drawings from the Contestado War |
title |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
spellingShingle |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado Rodrigues, Rogério Rosa Contestado War Children’s drawings Public history History of the present time Guerra do Contestado Desenhos infantis História pública História do tempo presente Guerra del Contestado Dibujos infantiles Historia pública Historia de la actualidad |
title_short |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
title_full |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
title_fullStr |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
title_full_unstemmed |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
title_sort |
Quem narra um conto, aumenta um ponto: responsabilidade social e escrita colaborativa a partir dos desenhos infanto-juvenis da Guerra do Contestado |
author |
Rodrigues, Rogério Rosa |
author_facet |
Rodrigues, Rogério Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rogério Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contestado War Children’s drawings Public history History of the present time Guerra do Contestado Desenhos infantis História pública História do tempo presente Guerra del Contestado Dibujos infantiles Historia pública Historia de la actualidad |
topic |
Contestado War Children’s drawings Public history History of the present time Guerra do Contestado Desenhos infantis História pública História do tempo presente Guerra del Contestado Dibujos infantiles Historia pública Historia de la actualidad |
description |
O que as crianças têm a dizer sobre experiências de repressão, violência e morte em tempos de guerra e de acirramento de repressão política? Tendo como ponto de partida oito desenhos produzidos por crianças que vivem em um dos municípios que serviu de palco para a Guerra do Contestado, convido a uma reflexão sobre a escrita colaborativa entre escola e universidade. A descrição interpretativa foi usada como método e como estratégia narrativa do texto. Por meio dela, mantém-se o compromisso de levar adiante o que foi contado ao autor, ao mesmo tempo que buscou cruzar esse relato com informações complementares disponíveis na historiografia e na documentação sobre o Contestado. O resultado proposto é uma escrita colaborativa que articula relato de experiência com análise de imagens, responsabilidade ética com compromisso social com a memória e a história dos mortos e dos remanes-centes vivos do Contestado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814 10.33871/nupem.2022.14.33.64-82 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.2022.14.33.64-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/4814/4977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rogério Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rogério Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 14 No. 33 (2022): Dossier: The weaving of historical knowledge in the paths of shared authority; 64-82 Revista NUPEM; Vol. 14 Núm. 33 (2022): Dossier: Tramas del conocimiento histórico em los senderos de la autoridad compartida; 64-82 Revista NUPEM; v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada; 64-82 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753278427136 |