Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5340 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos. |
id |
UNESPAR_d46a5faa69357615109f6b7abdb423a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5340 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar físicaEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/534010.33871/nupem.v4i7.123Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-2152176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5340/3368Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianottohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Fernando TemporiniGianotto, Dulcinéia Ester Pagani2022-06-02T22:08:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5340Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:15Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
title |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
spellingShingle |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física Frederico, Fernando Temporini |
title_short |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
title_full |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
title_fullStr |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
title_full_unstemmed |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
title_sort |
Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física |
author |
Frederico, Fernando Temporini |
author_facet |
Frederico, Fernando Temporini Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author_role |
author |
author2 |
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Fernando Temporini Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5340 10.33871/nupem.v4i7.123 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5340 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v4i7.123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/5340/3368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215 Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215 Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 199-215 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com |
_version_ |
1822769103306227712 |