A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Talita Secorun dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500
Resumo: Apresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE.
id UNESPAR_d64e5a456750aef556ac46c744326257
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5500
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em GeometriasApresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/550010.33871/nupem.v8i15.154Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-1192176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500/3528Copyright (c) 2017 Talita Secorun dos Santos, Maria do Carmo de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Talita Secorun dosde Souza, Maria do Carmo2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5500Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
title A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
spellingShingle A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
Santos, Talita Secorun dos
title_short A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
title_full A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
title_fullStr A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
title_full_unstemmed A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
title_sort A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
author Santos, Talita Secorun dos
author_facet Santos, Talita Secorun dos
de Souza, Maria do Carmo
author_role author
author2 de Souza, Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Talita Secorun dos
de Souza, Maria do Carmo
description Apresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500
10.33871/nupem.v8i15.154
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v8i15.154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500/3528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Talita Secorun dos Santos, Maria do Carmo de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Talita Secorun dos Santos, Maria do Carmo de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119
Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119
Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838754020818944