A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em Geometrias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500 |
Resumo: | Apresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE. |
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A perspectiva lógico-histórica como atividade formadora de professores em GeometriasApresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE.Universidade Estadual do Paraná2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/550010.33871/nupem.v8i15.154Revista NUPEM; Vol. 8 No. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-119Revista NUPEM; v. 8 n. 15 (2016): Dossiê: Pesquisas em educação Matemática: práticas formativas nos cursos de licenciatura em Matemática; 101-1192176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5500/3528Copyright (c) 2017 Talita Secorun dos Santos, Maria do Carmo de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Talita Secorun dosde Souza, Maria do Carmo2022-06-02T22:08:22Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5500Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:22Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
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Apresentaremos, a partir da perspectiva lógico-histórica, as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da história da geometria e a construção de Atividades de Ensino (AE). Para tanto, consideramos e, ao mesmo tempo, refutamos os argumentos utilizados para justificar o porquê a história da matemática pode se configurar como perspectiva didática. Aqui, o par dialético lógico-histórico é entendido como atividade formadora de professores, uma vez que, no contexto da sala de aula, busca romper com o ensino de geometria que prioriza apenas os elementos quantitativos dos conceitos. Apresentamos ainda, dois elementos qualitativos que constituem os conceitos de geometrias, os quais foram utilizados para elaborar as AE. |
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