Estudos de aula na perspectiva de professores formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit,Adriana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100233
Resumo: RESUMO O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.
id EAA-1_05746ba6cccfa3045a1c17e8660f85f3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100233
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estudos de aula na perspectiva de professores formadoresestudos de auladesenvolvimento profissionalformação inicial de professoresensino básicoRESUMO O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100233Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250044info:eu-repo/semantics/openAccessRichit,Adrianapor2020-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100233Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-10-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
title Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
spellingShingle Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
Richit,Adriana
estudos de aula
desenvolvimento profissional
formação inicial de professores
ensino básico
title_short Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
title_full Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
title_fullStr Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
title_full_unstemmed Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
title_sort Estudos de aula na perspectiva de professores formadores
author Richit,Adriana
author_facet Richit,Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit,Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv estudos de aula
desenvolvimento profissional
formação inicial de professores
ensino básico
topic estudos de aula
desenvolvimento profissional
formação inicial de professores
ensino básico
description RESUMO O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100233
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492862005248