Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Maria de Fátima, Gomes, Renata Fernanda Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314
Resumo: O artigo analisa as significações de gênero no brincar livre e espontâneo de crianças em uma brinquedoteca de instituição infantil. A análise baseia-se em pesquisa etnográfica realizada com trinta e duas crianças, de ambos os sexos e idade entre quatro e cinco anos, durante o período de seis meses. Os resultados indicam que as crianças não são receptoras passivas dos significados culturalmente produzidos sobre as diferenças e identidades de gênero. Da mesma forma que reproduzem papéis e comportamentos tradicionalmente atribuídos ao masculino e ao feminino elas também desenvolvem processos de singularização que subvertem a lógica binária para além das fronteiras identitárias estabelecidas.  
id UNESPAR_dd5795473b61092cabbdfbabac365548
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5314
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedotecaO artigo analisa as significações de gênero no brincar livre e espontâneo de crianças em uma brinquedoteca de instituição infantil. A análise baseia-se em pesquisa etnográfica realizada com trinta e duas crianças, de ambos os sexos e idade entre quatro e cinco anos, durante o período de seis meses. Os resultados indicam que as crianças não são receptoras passivas dos significados culturalmente produzidos sobre as diferenças e identidades de gênero. Da mesma forma que reproduzem papéis e comportamentos tradicionalmente atribuídos ao masculino e ao feminino elas também desenvolvem processos de singularização que subvertem a lógica binária para além das fronteiras identitárias estabelecidas.  Universidade Estadual do Paraná2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/531410.33871/nupem.v3i5.79Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-372176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314/3342Copyright (c) 2017 Beatriz Belluzzo Brando Cunha, Maria de Fátima Araújo, Renata Fernanda Fernandes Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Beatriz Belluzzo BrandoAraújo, Maria de FátimaGomes, Renata Fernanda Fernandes2022-06-02T22:08:14Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5314Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:14Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
title Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
spellingShingle Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
title_short Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
title_full Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
title_fullStr Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
title_full_unstemmed Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
title_sort Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
author Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
author_facet Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
Araújo, Maria de Fátima
Gomes, Renata Fernanda Fernandes
author_role author
author2 Araújo, Maria de Fátima
Gomes, Renata Fernanda Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Beatriz Belluzzo Brando
Araújo, Maria de Fátima
Gomes, Renata Fernanda Fernandes
description O artigo analisa as significações de gênero no brincar livre e espontâneo de crianças em uma brinquedoteca de instituição infantil. A análise baseia-se em pesquisa etnográfica realizada com trinta e duas crianças, de ambos os sexos e idade entre quatro e cinco anos, durante o período de seis meses. Os resultados indicam que as crianças não são receptoras passivas dos significados culturalmente produzidos sobre as diferenças e identidades de gênero. Da mesma forma que reproduzem papéis e comportamentos tradicionalmente atribuídos ao masculino e ao feminino elas também desenvolvem processos de singularização que subvertem a lógica binária para além das fronteiras identitárias estabelecidas.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314
10.33871/nupem.v3i5.79
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v3i5.79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314/3342
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37
Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37
Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753638088704