Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedoteca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314 |
Resumo: | O artigo analisa as significações de gênero no brincar livre e espontâneo de crianças em uma brinquedoteca de instituição infantil. A análise baseia-se em pesquisa etnográfica realizada com trinta e duas crianças, de ambos os sexos e idade entre quatro e cinco anos, durante o período de seis meses. Os resultados indicam que as crianças não são receptoras passivas dos significados culturalmente produzidos sobre as diferenças e identidades de gênero. Da mesma forma que reproduzem papéis e comportamentos tradicionalmente atribuídos ao masculino e ao feminino elas também desenvolvem processos de singularização que subvertem a lógica binária para além das fronteiras identitárias estabelecidas. |
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Infância e diversidade: significações de gênero no brincar de crianças em uma brinquedotecaO artigo analisa as significações de gênero no brincar livre e espontâneo de crianças em uma brinquedoteca de instituição infantil. A análise baseia-se em pesquisa etnográfica realizada com trinta e duas crianças, de ambos os sexos e idade entre quatro e cinco anos, durante o período de seis meses. Os resultados indicam que as crianças não são receptoras passivas dos significados culturalmente produzidos sobre as diferenças e identidades de gênero. Da mesma forma que reproduzem papéis e comportamentos tradicionalmente atribuídos ao masculino e ao feminino elas também desenvolvem processos de singularização que subvertem a lógica binária para além das fronteiras identitárias estabelecidas. Universidade Estadual do Paraná2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/531410.33871/nupem.v3i5.79Revista NUPEM; Vol. 3 No. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37Revista NUPEM; Vol. 3 Núm. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-37Revista NUPEM; v. 3 n. 5 (2011): Revista NUPEM; 23-372176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5314/3342Copyright (c) 2017 Beatriz Belluzzo Brando Cunha, Maria de Fátima Araújo, Renata Fernanda Fernandes Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Beatriz Belluzzo BrandoAraújo, Maria de FátimaGomes, Renata Fernanda Fernandes2022-06-02T22:08:14Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5314Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:14Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
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