Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97650
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar o convívio das crianças, mediado pela atividade lúdica, segundo a ótica infantil. Para além da postura adultocêntrica, até aqui priorizada; meu objetivo consistiu em analisar a construção social da masculinidade e da feminilidade a partir das significações e sentidos atribuídos por elas à categoria de gênero durante as relações que estabeleciam com seus pares ao brincar. Assim, para compreender como meninas e meninos vivem, pensam e representam o gênero em suas vivências lúdicas me reportei a conceitos da história, da sociologia, da antropologia e, especialmente, da psicologia sócio-histórica para definir criança, infância e brincar; e, para a compreensão do gênero como categoria analítica recorri às teorias feministas que se fundamentam na perspectiva pós-estruturalista. A transgressão de fronteiras disciplinares foi necessária para abranger a complexidade da articulação dos fenômenos estudados. Desta forma, refleti sobre o processo de constituição da subjetividade das crianças - especialmente quanto às identidades de gênero - em suas interações sociais em um contexto institucional, discutindo os limites e possibilidades da brincadeira, do lúdico, da fantasia, da imaginação, da diversidade e da cultura infantil. Escolhi como método de pesquisa qualitativa a abordagem etnográfica por me permitir considerar a experiência infantil a partir da própria perspectiva da criança, concebendo-a como ser social que produz e se apropria da cultura.
id UNSP_51bc8cce4e3b2343a4767a0115da24d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97650
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincarPsicologia socialIdentidade (Psicologia)CriançaInfânciaChildhoodIdentity - SubjectivitySocio-historical psychologyA presente pesquisa buscou investigar o convívio das crianças, mediado pela atividade lúdica, segundo a ótica infantil. Para além da postura adultocêntrica, até aqui priorizada; meu objetivo consistiu em analisar a construção social da masculinidade e da feminilidade a partir das significações e sentidos atribuídos por elas à categoria de gênero durante as relações que estabeleciam com seus pares ao brincar. Assim, para compreender como meninas e meninos vivem, pensam e representam o gênero em suas vivências lúdicas me reportei a conceitos da história, da sociologia, da antropologia e, especialmente, da psicologia sócio-histórica para definir criança, infância e brincar; e, para a compreensão do gênero como categoria analítica recorri às teorias feministas que se fundamentam na perspectiva pós-estruturalista. A transgressão de fronteiras disciplinares foi necessária para abranger a complexidade da articulação dos fenômenos estudados. Desta forma, refleti sobre o processo de constituição da subjetividade das crianças - especialmente quanto às identidades de gênero - em suas interações sociais em um contexto institucional, discutindo os limites e possibilidades da brincadeira, do lúdico, da fantasia, da imaginação, da diversidade e da cultura infantil. Escolhi como método de pesquisa qualitativa a abordagem etnográfica por me permitir considerar a experiência infantil a partir da própria perspectiva da criança, concebendo-a como ser social que produz e se apropria da cultura.The presented research tried to investigate the conviviality between children, mediated by the recreational, from the infantile view. Beyond the adultcentric attitude, until here priorized; my target was to analyze the social construction of masculinity and femininity from the significance and directions attributed by them to the category of gender during the relations that were established with their partners while they were playing. Thus, to comprehend how boys and girls live, think and represent the gender in their recreational experiences I reported to history, sociology, anthropology and specially to socio-historical psychology concepts to define child, childhood and playing; and for the comprehension of gender as an analytical category I reported to feminist theories that are found into the post-structuralism perspective. The transgression of disciplinary frontiers was necessary to comprise the complexity of the articulation from the studied phenomena. So, I considered the constitution process of subjectivity of children - especially when talking about gender identities - in their social interactions in an institutional context, discussing the limits and possibilities of joke, recreational, fantasy, imagination, diversity and infantile culture. I've chosen the ethnographic broach as a method of qualitative research because it allows me to think the childish experience from the children's own point-of-view, conceiving them as social beings that produce the culture and adapts themselves to it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:29:04Z2014-06-11T19:29:04Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 f.application/pdfGOMES, Renata Fernanda Fernandes. Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar. 2005. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.http://hdl.handle.net/11449/97650000453875gomes_rff_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97650Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:44:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
title Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
spellingShingle Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
Psicologia social
Identidade (Psicologia)
Criança
Infância
Childhood
Identity - Subjectivity
Socio-historical psychology
title_short Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
title_full Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
title_fullStr Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
title_full_unstemmed Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
title_sort Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar
author Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
author_facet Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Renata Fernanda Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Identidade (Psicologia)
Criança
Infância
Childhood
Identity - Subjectivity
Socio-historical psychology
topic Psicologia social
Identidade (Psicologia)
Criança
Infância
Childhood
Identity - Subjectivity
Socio-historical psychology
description A presente pesquisa buscou investigar o convívio das crianças, mediado pela atividade lúdica, segundo a ótica infantil. Para além da postura adultocêntrica, até aqui priorizada; meu objetivo consistiu em analisar a construção social da masculinidade e da feminilidade a partir das significações e sentidos atribuídos por elas à categoria de gênero durante as relações que estabeleciam com seus pares ao brincar. Assim, para compreender como meninas e meninos vivem, pensam e representam o gênero em suas vivências lúdicas me reportei a conceitos da história, da sociologia, da antropologia e, especialmente, da psicologia sócio-histórica para definir criança, infância e brincar; e, para a compreensão do gênero como categoria analítica recorri às teorias feministas que se fundamentam na perspectiva pós-estruturalista. A transgressão de fronteiras disciplinares foi necessária para abranger a complexidade da articulação dos fenômenos estudados. Desta forma, refleti sobre o processo de constituição da subjetividade das crianças - especialmente quanto às identidades de gênero - em suas interações sociais em um contexto institucional, discutindo os limites e possibilidades da brincadeira, do lúdico, da fantasia, da imaginação, da diversidade e da cultura infantil. Escolhi como método de pesquisa qualitativa a abordagem etnográfica por me permitir considerar a experiência infantil a partir da própria perspectiva da criança, concebendo-a como ser social que produz e se apropria da cultura.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2014-06-11T19:29:04Z
2014-06-11T19:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Renata Fernanda Fernandes. Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar. 2005. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/97650
000453875
gomes_rff_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv GOMES, Renata Fernanda Fernandes. Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar. 2005. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
000453875
gomes_rff_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045290885775360