SIMULAÇÃO APLICADA A UM TERMINAL DE PASSAGEIROS: RELAÇÃO ENTRE DESISTÊNCIA DE REALIZAÇÃO DA VIAGEM E FREQUÊNCIA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3037 |
Resumo: | O transporte público representa o meio de integração necessário ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais no contexto urbano. Tem como principal objetivo fazer a ligação entre as várias regiões, proporcionando, principalmente para população com menos recursos, alternativas de deslocamento dentro dos padrões mínimos aceitáveis de qualidade e custo e reduzindo os congestionamentos, a poluição ambiental, o número de acidentes e o consumo de combustível. Dessa forma, precisam ser estudados mecanismos de melhoria na qualidade do serviço prestado, necessários ao desenvolvimento continuo do setor. Nesse sentido, o presente artigo busca, a partir de simulação computacional inovadora, desenvolvida com auxílio do software Arena, avaliar a relação entre a frequência de atendimento aos passageiros de uma linha de ônibus de longa distância e a desistência de realização da viagem, consequência direta do elevado tempo de espera na fila. Os resultados computacionais demostram que o modelo desenvolvido é capaz de simular a realidade no terminal de maneira adequada, assim como, determinar a frequência de atendimento que melhor atende aos usuários da linha de ônibus estudada, de modo a auxiliar os planejadores de transportes na tomada de decisões. |
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SIMULAÇÃO APLICADA A UM TERMINAL DE PASSAGEIROS: RELAÇÃO ENTRE DESISTÊNCIA DE REALIZAÇÃO DA VIAGEM E FREQUÊNCIA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOSEngenharia de Transportes; Transporte Público.Terminal de Passageiros; Simulação Computacional; Tempo de Espera.O transporte público representa o meio de integração necessário ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais no contexto urbano. Tem como principal objetivo fazer a ligação entre as várias regiões, proporcionando, principalmente para população com menos recursos, alternativas de deslocamento dentro dos padrões mínimos aceitáveis de qualidade e custo e reduzindo os congestionamentos, a poluição ambiental, o número de acidentes e o consumo de combustível. Dessa forma, precisam ser estudados mecanismos de melhoria na qualidade do serviço prestado, necessários ao desenvolvimento continuo do setor. Nesse sentido, o presente artigo busca, a partir de simulação computacional inovadora, desenvolvida com auxílio do software Arena, avaliar a relação entre a frequência de atendimento aos passageiros de uma linha de ônibus de longa distância e a desistência de realização da viagem, consequência direta do elevado tempo de espera na fila. Os resultados computacionais demostram que o modelo desenvolvido é capaz de simular a realidade no terminal de maneira adequada, assim como, determinar a frequência de atendimento que melhor atende aos usuários da linha de ônibus estudada, de modo a auxiliar os planejadores de transportes na tomada de decisões.Revista UniabeuSouza de Abreu, Victor HugoOda, SandraMattos Ribeiro, GlaydstonSilva, Alan2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3037Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 404-4222179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3037/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:00:39Zoai:ojs2.abeu.local:article/3037Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:00:39Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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