APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898 |
Resumo: | O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UNIABEU-1_0dbc4eae6e13425a9c612d7dd7648379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2898 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3DCiências Exatas e da TerraGeometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem.Revista Uniabeuda Silva, Quezia de Oliveira VargasVicter, Eline das Flores2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 203-2162179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:01:42Zoai:ojs2.abeu.local:article/2898Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:01:42Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
title |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D da Silva, Quezia de Oliveira Vargas Ciências Exatas e da Terra Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa. |
title_short |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
title_full |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
title_sort |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D |
author |
da Silva, Quezia de Oliveira Vargas |
author_facet |
da Silva, Quezia de Oliveira Vargas Victer, Eline das Flores |
author_role |
author |
author2 |
Victer, Eline das Flores |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Quezia de Oliveira Vargas Victer, Eline das Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa. |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa. |
description |
O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 203-216 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819837362176 |