APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Quezia de Oliveira Vargas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Victer, Eline das Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898
Resumo: O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem.
id UNIABEU-1_0dbc4eae6e13425a9c612d7dd7648379
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2898
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3DCiências Exatas e da TerraGeometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem.Revista Uniabeuda Silva, Quezia de Oliveira VargasVicter, Eline das Flores2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 203-2162179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:01:42Zoai:ojs2.abeu.local:article/2898Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:01:42Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
title APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
spellingShingle APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
da Silva, Quezia de Oliveira Vargas
Ciências Exatas e da Terra
Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.
title_short APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
title_full APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
title_fullStr APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
title_sort APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D
author da Silva, Quezia de Oliveira Vargas
author_facet da Silva, Quezia de Oliveira Vargas
Victer, Eline das Flores
author_role author
author2 Victer, Eline das Flores
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Quezia de Oliveira Vargas
Victer, Eline das Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.
topic Ciências Exatas e da Terra
Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.
description O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2898/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 10, n. 25 (2017): Revista UNIABEU; 203-216
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819837362176