PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Juan Benjamin Soto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Dayane Fernandes, Batista, Eraldo Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268
Resumo: O objetivo desse artigo foi fazer um levantamento das produções científicas sobre Práticas Educativas e Estilos Parentais indexadas nas bibliotecas virtuais Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e o Periódico Eletrônico em Psicologia (PePSIC) período entre 2008 a 2014 correspondente a seis anos. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: práticas educativas, estilos parentais e práticas parentais. Foram encontrados dez artigos que contemplaram os objetivos desse estudo, sendo dois na base de dados Pepsic e oito na Scielo. Os resultados mostraram que o desempenho dos pais pode influenciar o comportamento dos filhos no contexto escolar, no interesse aos estudos, em situações de diagnósticos de TDAH e na prevenção e o próprio uso de drogas. Este estudo possibilitou a compreensão dos diferentes contextos em que os estilos parentais e as práticas educativas podem ser estudados, proporcionando a aplicação de intervenções voltadas à população considerada mais vulneráveis a práticas parentais negativas.
id UNIABEU-1_1ee4fa5cd439cd1ca48e8d1f190c016e
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2268
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRACiências Humanas; PsicologiaEstilos parentais; Práticas educativas; Educação familiarO objetivo desse artigo foi fazer um levantamento das produções científicas sobre Práticas Educativas e Estilos Parentais indexadas nas bibliotecas virtuais Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e o Periódico Eletrônico em Psicologia (PePSIC) período entre 2008 a 2014 correspondente a seis anos. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: práticas educativas, estilos parentais e práticas parentais. Foram encontrados dez artigos que contemplaram os objetivos desse estudo, sendo dois na base de dados Pepsic e oito na Scielo. Os resultados mostraram que o desempenho dos pais pode influenciar o comportamento dos filhos no contexto escolar, no interesse aos estudos, em situações de diagnósticos de TDAH e na prevenção e o próprio uso de drogas. Este estudo possibilitou a compreensão dos diferentes contextos em que os estilos parentais e as práticas educativas podem ser estudados, proporcionando a aplicação de intervenções voltadas à população considerada mais vulneráveis a práticas parentais negativas.Revista UniabeuRios, Juan Benjamin SotoFerreira, Dayane FernandesBatista, Eraldo Carlos2016-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268Revista Uniabeu; v. 9, n. 21 (2016): Revista UNIABEU; 17-312179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268/pdf_305info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:24:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/2268Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:24:20Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
title PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
Rios, Juan Benjamin Soto
Ciências Humanas; Psicologia
Estilos parentais; Práticas educativas; Educação familiar
title_short PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
title_full PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
title_fullStr PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
title_sort PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA
author Rios, Juan Benjamin Soto
author_facet Rios, Juan Benjamin Soto
Ferreira, Dayane Fernandes
Batista, Eraldo Carlos
author_role author
author2 Ferreira, Dayane Fernandes
Batista, Eraldo Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Juan Benjamin Soto
Ferreira, Dayane Fernandes
Batista, Eraldo Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Psicologia
Estilos parentais; Práticas educativas; Educação familiar
topic Ciências Humanas; Psicologia
Estilos parentais; Práticas educativas; Educação familiar
description O objetivo desse artigo foi fazer um levantamento das produções científicas sobre Práticas Educativas e Estilos Parentais indexadas nas bibliotecas virtuais Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e o Periódico Eletrônico em Psicologia (PePSIC) período entre 2008 a 2014 correspondente a seis anos. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: práticas educativas, estilos parentais e práticas parentais. Foram encontrados dez artigos que contemplaram os objetivos desse estudo, sendo dois na base de dados Pepsic e oito na Scielo. Os resultados mostraram que o desempenho dos pais pode influenciar o comportamento dos filhos no contexto escolar, no interesse aos estudos, em situações de diagnósticos de TDAH e na prevenção e o próprio uso de drogas. Este estudo possibilitou a compreensão dos diferentes contextos em que os estilos parentais e as práticas educativas podem ser estudados, proporcionando a aplicação de intervenções voltadas à população considerada mais vulneráveis a práticas parentais negativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2268/pdf_305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 9, n. 21 (2016): Revista UNIABEU; 17-31
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818861137920