O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914 |
Resumo: | Considerando a importância do tema de alimentos e agroecologia em trabalhos de educação ambiental, a pesquisa teve como objetivo realizar um Estado da Arte, buscando documentos da produção acadêmica de eventos, ou seja, resumos e trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de educação ocorridos no Estado de Mato Grosso, compreendendo o período de 2016 a 2019. Após o levantamento e a sistematização dos trabalhos, procuramos classificá-los em três categorias distintas: didática, pesquisa exploratória e outros. Procurando identificar a classificação nas categorias propostas, além da frequência das temáticas nos eventos de educação, anos e evidências nestes espaços de publicação. Como resultados podemos destacar que a sistematização ocorreu com um total de total de 203 trabalhos, divididos em 158 de educação ambiental, 28 de alimentos e 18 de agroecologia, com relevância em pesquisa exploratória em detrimento as propostas didáticas. Há, também, uma predominância de trabalhos no campo da educação ambiental quando comparada a de agroecologia e alimentos, sendo preocupante a pequena relevância dos últimos, pois, para sensibilizar os educandos e torná-los agentes que apoiarão as práticas agrícolas alternativas é preciso realizar pesquisas com propostas experimentais, interdisciplinares e produção de recursos didáticos nestas áreas. |
id |
UNIABEU-1_21e9c5504ee5326554f62e8c5f23e5ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3914 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grossociências humanas; biológicasEducação Ambiental, Agroecologia, Alimentos, Estado da Arte.Considerando a importância do tema de alimentos e agroecologia em trabalhos de educação ambiental, a pesquisa teve como objetivo realizar um Estado da Arte, buscando documentos da produção acadêmica de eventos, ou seja, resumos e trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de educação ocorridos no Estado de Mato Grosso, compreendendo o período de 2016 a 2019. Após o levantamento e a sistematização dos trabalhos, procuramos classificá-los em três categorias distintas: didática, pesquisa exploratória e outros. Procurando identificar a classificação nas categorias propostas, além da frequência das temáticas nos eventos de educação, anos e evidências nestes espaços de publicação. Como resultados podemos destacar que a sistematização ocorreu com um total de total de 203 trabalhos, divididos em 158 de educação ambiental, 28 de alimentos e 18 de agroecologia, com relevância em pesquisa exploratória em detrimento as propostas didáticas. Há, também, uma predominância de trabalhos no campo da educação ambiental quando comparada a de agroecologia e alimentos, sendo preocupante a pequena relevância dos últimos, pois, para sensibilizar os educandos e torná-los agentes que apoiarão as práticas agrícolas alternativas é preciso realizar pesquisas com propostas experimentais, interdisciplinares e produção de recursos didáticos nestas áreas.Revista UniabeuOliveira Patias, Samira Gabriellefeitoza senra, ronaldo eustáquioCovari, Gabriel FritzSouza, Natállia RobertaRodrigues, Natália Costa2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 186-2012179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-11T20:01:59Zoai:ojs2.abeu.local:article/3914Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-11-11T20:01:59Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
title |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
spellingShingle |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso Oliveira Patias, Samira Gabrielle ciências humanas; biológicas Educação Ambiental, Agroecologia, Alimentos, Estado da Arte. |
title_short |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
title_full |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
title_fullStr |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
title_sort |
O Estado da Arte dos temas: Educação Ambiental, Agroecologia e Alimentos, nas pesquisas publicadas em eventos de educação no Estado de Mato Grosso |
author |
Oliveira Patias, Samira Gabrielle |
author_facet |
Oliveira Patias, Samira Gabrielle feitoza senra, ronaldo eustáquio Covari, Gabriel Fritz Souza, Natállia Roberta Rodrigues, Natália Costa |
author_role |
author |
author2 |
feitoza senra, ronaldo eustáquio Covari, Gabriel Fritz Souza, Natállia Roberta Rodrigues, Natália Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Patias, Samira Gabrielle feitoza senra, ronaldo eustáquio Covari, Gabriel Fritz Souza, Natállia Roberta Rodrigues, Natália Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências humanas; biológicas Educação Ambiental, Agroecologia, Alimentos, Estado da Arte. |
topic |
ciências humanas; biológicas Educação Ambiental, Agroecologia, Alimentos, Estado da Arte. |
description |
Considerando a importância do tema de alimentos e agroecologia em trabalhos de educação ambiental, a pesquisa teve como objetivo realizar um Estado da Arte, buscando documentos da produção acadêmica de eventos, ou seja, resumos e trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de educação ocorridos no Estado de Mato Grosso, compreendendo o período de 2016 a 2019. Após o levantamento e a sistematização dos trabalhos, procuramos classificá-los em três categorias distintas: didática, pesquisa exploratória e outros. Procurando identificar a classificação nas categorias propostas, além da frequência das temáticas nos eventos de educação, anos e evidências nestes espaços de publicação. Como resultados podemos destacar que a sistematização ocorreu com um total de total de 203 trabalhos, divididos em 158 de educação ambiental, 28 de alimentos e 18 de agroecologia, com relevância em pesquisa exploratória em detrimento as propostas didáticas. Há, também, uma predominância de trabalhos no campo da educação ambiental quando comparada a de agroecologia e alimentos, sendo preocupante a pequena relevância dos últimos, pois, para sensibilizar os educandos e torná-los agentes que apoiarão as práticas agrícolas alternativas é preciso realizar pesquisas com propostas experimentais, interdisciplinares e produção de recursos didáticos nestas áreas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3914/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 186-201 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819502866432 |