Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zendron, Elcio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Assis, Marcelino Tadeu, Panoeiro, Paloma, Troccoli, Irene Raguenet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577
Resumo: No meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos.
id UNIABEU-1_2761b5f11a29131178891ec2eb16774a
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/577
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11Ciências Sociais Aplicadas; Administração de EmpresasBibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPADNo meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos.Revista UniabeuZendron, Elciode Assis, Marcelino TadeuPanoeiro, PalomaTroccoli, Irene Raguenet2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577Revista Uniabeu; v. 5, n. 11 (2012): Revista UNIABEU; 136-1542179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577/pdf_268info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-24T16:13:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/577Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-12-24T16:13:44Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
title Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
spellingShingle Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
Zendron, Elcio
Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas
Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD
title_short Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
title_full Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
title_fullStr Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
title_full_unstemmed Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
title_sort Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
author Zendron, Elcio
author_facet Zendron, Elcio
de Assis, Marcelino Tadeu
Panoeiro, Paloma
Troccoli, Irene Raguenet
author_role author
author2 de Assis, Marcelino Tadeu
Panoeiro, Paloma
Troccoli, Irene Raguenet
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zendron, Elcio
de Assis, Marcelino Tadeu
Panoeiro, Paloma
Troccoli, Irene Raguenet
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas
Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD
topic Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas
Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD
description No meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577/pdf_268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 5, n. 11 (2012): Revista UNIABEU; 136-154
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818283372544