Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577 |
Resumo: | No meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos. |
id |
UNIABEU-1_2761b5f11a29131178891ec2eb16774a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/577 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11Ciências Sociais Aplicadas; Administração de EmpresasBibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPADNo meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos.Revista UniabeuZendron, Elciode Assis, Marcelino TadeuPanoeiro, PalomaTroccoli, Irene Raguenet2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577Revista Uniabeu; v. 5, n. 11 (2012): Revista UNIABEU; 136-1542179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577/pdf_268info:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-24T16:13:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/577Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-12-24T16:13:44Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
title |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
spellingShingle |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 Zendron, Elcio Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD |
title_short |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
title_full |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
title_fullStr |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
title_full_unstemmed |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
title_sort |
Coautoria em Comportamento do Consumidor no Brasil: Análise dos Artigos Publicados nos EnANPADs no Triênio 2009-11 |
author |
Zendron, Elcio |
author_facet |
Zendron, Elcio de Assis, Marcelino Tadeu Panoeiro, Paloma Troccoli, Irene Raguenet |
author_role |
author |
author2 |
de Assis, Marcelino Tadeu Panoeiro, Paloma Troccoli, Irene Raguenet |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zendron, Elcio de Assis, Marcelino Tadeu Panoeiro, Paloma Troccoli, Irene Raguenet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração de Empresas Bibliometria; Coautoria; Comportamento do Consumidor; EnANPAD |
description |
No meio acadêmico, a natural pressão por produção intelectual tem trazido, como desdobramento, a parceria entre professores e alunos, entre alunos e alunos, e entre professores, de uma mesma instituição ou não, para a apresentação de trabalhos científicos. Este artigo bibliométrico mapeia algumas características de coautorias em amostra de 79 artigos extraídos das seções de Comportamento do Consumidor e de Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor dos EnANPADs do triênio 2009-11, Os resultados indicam que, dentre os 73 trabalhos assinados por mais de um autor, há elevada frequência da coautoria entre pesquisadores de uma mesma instituição, tendência à ordenação dos nomes dos autores desprezando-se a ordem alfabética, maior presença de autores do gênero masculino, forte interação entre professores e alunos e predominância da abordagem quantitativa e da pesquisa empírica, além de alta concentração de pesquisadores e de artigos em poucas instituições. É realizada uma breve reflexão a respeito destes resultados, e é lançada sugestão para futuros estudos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/577/pdf_268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 5, n. 11 (2012): Revista UNIABEU; 136-154 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170818283372544 |