Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256 |
Resumo: | Dialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. |
id |
UNIABEU-1_2e67dea1355702c2680079d1bb156450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/256 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.Linguagem; Educação; Linguística AplicadaEnsino; Dialogismo; ContoDialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. Revista UniabeuDias Kraemer, Márcia Adriana2011-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 18-322179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256/pdf_122info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-29T17:02:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/256Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-12-29T17:02:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
title |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
spellingShingle |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. Dias Kraemer, Márcia Adriana Linguagem; Educação; Linguística Aplicada Ensino; Dialogismo; Conto |
title_short |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
title_full |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
title_fullStr |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
title_full_unstemmed |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
title_sort |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. |
author |
Dias Kraemer, Márcia Adriana |
author_facet |
Dias Kraemer, Márcia Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Kraemer, Márcia Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem; Educação; Linguística Aplicada Ensino; Dialogismo; Conto |
topic |
Linguagem; Educação; Linguística Aplicada Ensino; Dialogismo; Conto |
description |
Dialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256/pdf_122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 18-32 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170818297004032 |