Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Kraemer, Márcia Adriana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256
Resumo: Dialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. 
id UNIABEU-1_2e67dea1355702c2680079d1bb156450
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/256
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.Linguagem; Educação; Linguística AplicadaEnsino; Dialogismo; ContoDialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. Revista UniabeuDias Kraemer, Márcia Adriana2011-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 18-322179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256/pdf_122info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-29T17:02:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/256Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-12-29T17:02:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
title Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
spellingShingle Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
Dias Kraemer, Márcia Adriana
Linguagem; Educação; Linguística Aplicada
Ensino; Dialogismo; Conto
title_short Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
title_full Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
title_fullStr Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
title_full_unstemmed Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
title_sort Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto.
author Dias Kraemer, Márcia Adriana
author_facet Dias Kraemer, Márcia Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Kraemer, Márcia Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem; Educação; Linguística Aplicada
Ensino; Dialogismo; Conto
topic Linguagem; Educação; Linguística Aplicada
Ensino; Dialogismo; Conto
description Dialogismo, polifonia e interdiscursividade são conceitos-chave correntemente utilizados para subsidiar estudos na área de língua materna. Em nossas pesquisas, buscamos analisar a relação entre esses conceitos, inseridos na concepção interacionista de linguagem, as teorias que lhe são subjacentes e o estudo dos gêneros discursivos, com enfoque nos pressupostos de Bakhtin (2006), de Brait (2009) e de Faraco (2009). Objetivamos refletir, sob a ótica da Linguística Aplicada e da Teoria Sociológica do Discurso, como a tríade conceitual vincula-se às pesquisas acadêmicas de pós-graduação, centradas na linha de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura, verificando a sua apropriação como contrapalavra nas proposições teórico-metodológicas que implementam. Investigamos, assim, o entendimento desses termos, à luz de sua relação com nossos estudos sobre contos escritos na contemporaneidade, ligados ao projeto Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual, e ao grupo de pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina/PR. Temos ciência de que a escolha do gênero discursivo conto acontece pelo fato de ser uma atividade de leitura e de escrita concreta e histórica, tipicamente situada na comunicação social, com traços temáticos, estilísticos e composicionais concernentes a enunciados individuais, dessa forma, inserida no labor humano. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/256/pdf_122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 4, n. 8 (2011): Revista UNIABEU; 18-32
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818297004032